Namibe: Governo arrecada mais de nove biliões de kwanzas

Governador da província do Namibe Rui Falcão (ngola24horas.com/)
Governador da província do Namibe Rui Falcão (ngola24horas.com/)
Governador da província do Namibe Rui Falcão (ngola24horas.com/)

O governo da província do Namibe arrecadou para os cofres do Estado nove biliões quinhentos e sessenta e nove milhões e 435 mil e 831 kwanzas (9.569.435.831) em 2014, referente a execução de despesas e do programa de investimentos públicos.

A informação foi avançada terça-feira, na cidade do Namibe, durante a primeira sessão ordinária do Conselho Provincial de Auscultação e Concertação Social, orientada pelo governador provincial, Rui Falcão.

Os membros do conselho foram informados que no mesmo período, o governo registou um nível de execução de despesas de KZ 26.636.810.712,63 correspondendo a 69% do montante orçamentado para a província, tendo incidido maioritariamente em gastos com o pessoal, cifrado em 57% da despesa executada.

O programa de investimento público referente ao ano de 2014 compreendeu 65 projectos, orçados em 5. 195.222.309 Kz, maioritariamente dedicados aos sectores do urbanismo e construção, da educação e da Energias e águas.

A primeira sessão ordinária reflectiu sobre o levantamento toponímico que tem sido desenvolvido pelo governo local, que culminara com a actualização das designações de ruas, praças, monumentos históricos, instituições de ensino e hospitalares, bairros, aldeias e povoações.

O conselho tomou ainda conhecimento do plano de actividades do governo para o ano em curso, do memorando sobre a situação das infra-estruturas básicas da cidade do Namibe, bem como do plano provincial de combate a violência doméstica.

Ao assinalar os dias da Mulher Angolana e Internacional da Mulher, prospectivamente a 2 e 8 de Março, o mesmo conselho exaltou os feitos da mulher angolana, destacando o importante papel que esta desempenha na coesão familiar e no desenvolvimento do país.

O órgão de auscultação e concertação social felicitou todas as mulheres, pela celebração dos dias 2 e 8 de Março, dedicados a Mulher Angolana e a Mulher Internacional, respectivamente. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA