MPLA/DIP CC: NOTA DE IMPRENSA SOBRE A VISITA DO VICE-PRESIDENTE DO MPLA A CHINA (4)

MPLA (MPLA)

O Departamento de Informação e Propaganda do Comité Central do MPLA enviou à Redacção do Portal de Angola uma nota de imprensa que abaixo reproduzimos na íntegra:

MPLA (MPLA)
MPLA (MPLA)

MPLA

DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E PROPAGANDA DO COMITÉ CENTRAL

NOTA DE IMPRENSA

SOBRE A VISITA DO VICE-PRESIDENTE DO MPLA A CHINA (4)  

01 – O vice-presidente do MPLA, camarada Roberto de Almeida, declarou, sexta-feira, dia 20 de Março de 2015, à Imprensa, em Beijing, que as relações de cooperação e de amizade com o Partido Comunista Chinês (PCC) e entre as Repúblicas de Angola e Popular da China são excelentes, tendo qualificado essa potência asiática de parceiro bastante importante.

02 – Aquele dirigente encabeça uma delegação da Direcção do MPLA, que está a efectuar, de 18 a 25 de Março corrente, uma visita de trabalho a República Popular da China, para aprofundar a troca de experiências em gestão de Estado e fortalecer as relações de amizade e de cooperação com o PCC.

03 –O vice-presidente do MPLA afirmou que, devido às dificuldades económicas e financeiras, causadas pela conjuntura internacional e pelo mercado do petróleo, o nível de cooperação económica entre os dois países poderá sofrer um certo abrandamento, mas que isso  é uma situação temporária.

“O nível das nossas relações mantém-se excelente e mantém-se a vontade do seu reforço permanente”, acrescentou.

04 – Na mesma ocasião, o camarada Roberto de Almeida elogiou o papel da República Popular da China, que correspondeu, na devida medida, ao apelo do Executivo angolano, para apoiar o esforço de reconstrução nacional de Angola, que acabava de sair de uma guerra atroz, que destruiu todas as suas infra-estruturas económicas e sociais.

A situação era bastante difícil e a China foi esse parceiro que ajudou, sem condicionalismos, referiu.

05 – Questionado sobre uma eventual identidade ideológica com o “Socialismo com características chinesas”, preconizado pelo PCC, o dirigente respondeu que o MPLA defende, para Angola, o Socialismo Democrático, que visa melhorar a qualidade de vida do povo angolano, na base do equilíbrio e do respeito pelas garantias fundamentais dos cidadãos.

06 – Além de Beijing, onde se encontrou com um dos sete membros do Comité Permanente do Bureau Político do PCC, Liu Yunshan, a delegação angolana rumou para Hangzhou e Xangai, onde entrevistou-se com dirigentes locais do Partido Comunista Chinês e visitou a Academia de Liderança Executiva de PuDong, a Torre da Pérola, o porto de água profunda de Yangshan e a Grande Ponte do Mar Leste.

07 – Nesta sua visita a República Popular da China, o camarada Roberto de Almeida faz-se acompanhar pelo secretário do Bureau Político do MPLA para a Organização e Mobilização, Jorge Dombolo, pelo secretário do BP para a Informação, Mário António e pelo coordenador da Comissão de Disciplina e Auditoria (CDA) do Comité Central, Ferreira Pinto, membro do BP.

Completam a delegação, o director do Gabinete do vice-presidente do Partido, Meireles Patrocínio, membro do Comité Central do MPLA e o director do Departamento de Relações Internacionais (DRI) do CC, Pedro Chaves.

MPLA – ANGOLA A CRESCER MAIS E A DISTRIBUIR MELHOR

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 25 de Março de 2015.

O DIP DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA. 

DEIXE UMA RESPOSTA