MPLA/DIP CC: NOTA DE IMPRENSA SOBRE A VISITA DO VICE-PRESIDENTE DO MPLA A CHINA (3)

MPLA (MPLA)

O Departamento de Informação e Propaganda do Comité Central do MPLA enviou à Redacção do Portal de Angola uma nota de imprensa que abaixo reproduzimos na íntegra:

MPLA (MPLA)
MPLA (MPLA)

MPLA

DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E PROPAGANDA DO COMITÉ CENTRAL

NOTA DE IMPRENSA

SOBRE A VISITA DO VICE-PRESIDENTE DO MPLA A CHINA (3) 

01 – A delegação do MPLA, que cumpre, de 18 a 25 de Março corrente, uma visita oficial e de trabalho a República Popular da China, destinada a aprofundar, com o Partido Comunista Chinês, a troca de experiências em gestão de Estado, manteve, quinta-feira (19), em Beijing, um encontro com a Direcção da CITIC, um grande consórcio estatal chinês, que trabalha em Angola em diversos projectos.

02 – A comitiva, encabeçada pelo vice-presidente do MPLA, camarada Roberto de Almeida, recebeu, do presidente do referido grupo empresarial, Chang Zhenming, informações de que aquele consórcio pretende expandir os seus investimentos em Angola, nomeadamente, nas áreas do petróleo, das minas, da agricultura, da formação de quadros, entre outras, numa resposta ao apelo do Executivo angolano, de diversificação da economia do país.

03 – Referindo-se à agricultura, o consócio estatal chinês prometeu investir, ainda neste ano, um montante equivalente a cinco bilhões de dólares norte-americanos, para ajudar a reduzir a dependência alimentar de Angola. O investimento destina-se à produção de soja, de milho e de trigo.

04 – No ramo das minas, o grupo já participa no Plano Nacional de Geologia, tendo em conta a parceria existente para o desenvolvimento aéreo geográfico e geoquímico, fazendo a cobertura de um terço do território angolano.

05 – Além destes projectos, a CITIC já trabalha nos sectores da habitação e do turismo.  

06 – Presente em Angola desde 2008, a CITIC – Construção tem como sua obra mais conhecida a edificação da moderna Cidade do Kilamba, na província de Luanda.

Projectos imobiliários idênticos têm sido implantados noutras provinciais de Angola, permitindo, ao Executivo angolano, prosseguir com o seu compromisso de eliminar o défice habitacional no país.

07 – Nesta sua visita a República Popular da China, o camarada Roberto de Almeida faz-se acompanhar pelos camaradas Jorge Dombolo, secretário do Bureau Político do MPLA para a Organização e Mobilização, Mário António, secretário do BP para a Informação, Ferreira Pinto, membro do Bureau Político e coordenador da Comissão de Disciplina e Auditoria (CDA) do Comité Central e João Ernesto dos Santos “Liberdade”, membro do Bureau Político e primeiro-secretário do Comité Provincial do Moxico.

Completam a delegação, os camaradas Meireles Patrocínio, membro do Comité Central do MPLA e director do Gabinete do vice-presidente do Partido e Pedro Chaves, director do Departamento de Relações Internacionais (DRI) do Comité Central.

MPLA – ANGOLA A CRESCER MAIS E A DISTRIBUIR MELHOR

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 20 de Março de 2015.

O DIP DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA. 

DEIXE UMA RESPOSTA