Ler Agora:
Moxico: Minsa optmiza serviços de saúde dos novos hospitais
Artigo completo 2 minutos de leitura

Moxico: Minsa optmiza serviços de saúde dos novos hospitais

Carlos Alberto Masseca - Sec. de Estado para Saúde (Foto: Edilson Manuel Domingos)

Carlos Alberto Masseca – Sec. de Estado para Saúde (Foto: Edilson Manuel Domingos)

O Ministério da Saúde (Minsa) está a constatar o funcionamento dos novos hospitais construídos no país, no quadro do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário, para uniformizar e optimizar os serviços sanitários.

O anuncio foi feito nesta sexta-feira, pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Masseca.

Falando à imprensa, no termo de visita de algumas horas à cidade do Luena (Moxico), justificou a necessidade da uniformização dos serviços de saúde, em função dos equipamentos instalados no hospital central para humanizar o atendimento dos pacientes.

Ainda no âmbito Plano Nacional de Desenvolvimento, Moxico beneficiou de três novas estruturas sanitárias, nomeadamente a reabilitação e modernização do Hospital Geral (250 camas), a construção e um hospital municipal (130) e uma maternidade provincial (140).

Entretanto, todas carecem de pessoal técnico. Porém, o secretário de Estado tranquilizou que contactos estão a ser feitos com outros departamentos ministeriais para acudir a situação. Enquanto isto, vai manter-se a cooperação com outros países.

Explicou que a problemática de recursos humanos é vista pelo Minsa em duas vertentes, uma tem a ver com a quantidade e outra com a qualidade, daí defender a formação permanente do pessoal técnico.

Foram visitados o Hospital municipal do Moxico (sede), o centro de Saúde do bairro Social da Juventude, a nova maternidade provincial e o Hospital geral do Moxico. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »