Moxico: Aberto I Congresso Eucarístico Nacional Católico

Presidente da Ceast, Dom Gabriel Mbilingi (Foto: David Dias)
Presidente da Ceast, Dom Gabriel Mbilingi (Foto: David Dias)
Presidente da Ceast, Dom Gabriel Mbilingi (Foto: David Dias)

O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast), Dom Gabriel Mbilingi, procedeu hoje, domingo, no Luena, a proclamação e abertura do I Congresso Eucarístico Nacional.

A proclamação foi feita durante as celebrações do IV Domingo da Quaresma e do 18º Dia Nacional da Reconciliação, no pavilhão gimnodesportivo “27 de Março”, que contou com a participação de mais de dois mil fiéis.

Explicou que a institucionalização do Congresso Eucarístico Nacional tem o objectivo de celebrar o jubileu dos 150 anos da segunda fase da evangelização de Angola com a chegada dos missionários do espírito santo, em 1866.

Esclareceu que, com a celebração do congresso que será encerrado a 21 de Agosto de 2016, se pretende agradecer a Deus o dom da Eucaristia que ao longo destes 150 anos edificou a igreja, além de ajudar Angola a reconciliar-se efectivamente nestes 40 anos de independência.

O congresso serve igualmente para pedir perdão a Deus pelos pecados, sacrilégios e outros ultrajes cometidos contra a “santíssima Eucaristia”, quer por negligência ou ignorância dos seus autores.

Afirmou que, com o jubileu, vão recordar o passado (os homens e mulheres que proclamaram e testemunharam a boa nova da salvação), celebrar o presente e agradecer a Deus pelo dom da fé e pelos frutos produzidos pela evangelização nestes 150 anos e perspectivar o futuro com compromisso da nova evangelização pessoal e colectiva.

“Cada jubileu é tempo de graça, é ano santo, tempo de renovação interior do homem, de conversão do amor de Deus, de penitência, mudança, tempo de reconciliação, para restabelecer relações autênticas com Deus e com irmãos, envolvendo a própria comunidade eclesial, a sociedade, a política, o ecumenismo e a busca da paz”, revelou. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA