Mogherini: UE está preparando resposta à propaganda russa

(© Sputnik/ Artyom Zhitnev)
(© Sputnik/ Artyom Zhitnev)
(© Sputnik/ Artyom Zhitnev)

A União Europeia está elaborando uma resposta à “propaganda” em russo no território da UE e da Parceria Oriental, disse sexta-feira o chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini.

“Estamos elaborando um sistema de comunicação estratégica para combater a propaganda em russo, não só na região da Parceria Oriental ou na Rússia, mas também na UE, porque temos uma grande comunidade de língua russa, não só no Leste da UE, mas também em outros países”, disse Mogerini, falando na conferência interparlamentar, em Riga.

Anteriormente a secretária assistente de Relações Europeias, Victoria Nuland, afirmou que o Departamento de Estado dos EUA está aumentando seu orçamento para combater o que ela classifica como “a propaganda do Kremlin que está envenenando mentes na Rússia, nas fronteiras da Rússia e por toda a Europa”.

Não é a primeira vez que os Estados Unidos falam abertamente sobre investimentos em propaganda governamental. Em Fevereiro deste ano, o secretário de Estado, John Kerry, pediu ao Subcomitê de Apropriações da Câmara mais verba para combater aquilo que ele vê como influência negativa da imprensa russa.

O secretário pediu 639 milhões de dólares para “ajudar amigos na Ucrânia, na Geórgia e na Moldávia que querem fortalecer suas democracias, resistir à pressão da Rússia e aproximar-se da Europa”. (sputniknews.com)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA