Mirex prevê construção de Instituto Superior de Relações Internacionais

Edifício do Ministério das Relações Exteriores (Foto: Lucas Neto)
Edifício do Ministério das Relações Exteriores (Foto: Lucas Neto)
Edifício do Ministério das Relações Exteriores (Foto: Lucas Neto)

As obras para a construção do Instituto Superior de Relações Internacionais poderão ter início ainda este ano, de acordo com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), Eduardo Beny, em declarações à Angop.

Ao falar sobre as estratégias do Mirex, no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017, que postula o reforço do posicionamento de Angola no contexto regional e internacional, o responsável adiantou que dentro de dias será assinado um acordo com a embaixada da China, que fez uma doação para a construção das instalações, na zona de Camama, distrito urbano do Kilamba Kiaxi, em Luanda.

“Está o terreno identificado e houve já uma intervenção na sua limpeza, dai que dentro de dias vamos assinar o contrato para o início das obras” explicou.

Criada legalmente em 1998, na altura designado Instituto de Relações Internacionais (IRI), a instituição já formou 300 quadros. Conta com 20 docentes efectivos e 18 colaboradores. É frequentada, actualmente, por pelo menos 300 estudantes.

A formação subdivide-se em duas vertentes que integram curso superior e cursos profissionais, estes dirigidos a adidos, agentes consulares e são realizados seminários para embaixadores.

Com as novas instalações, está em estudo a possibilidade de novas licenciaturas e a abertura de cursos de pós- graduação, com a

possibilidade de participação de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA