Ministros em Luanda para participarem da X Reunião do Comité Interministerial da CIRGL

(Foto: Francisco Miudo)
(Foto: Francisco Miudo)
(Foto: Francisco Miudo)

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Burundi, Uganda, Sudão do Sul e da Zambia, respectivamente Kavakure Laurent, Assumani Kiyigi, Barnaba Marial Benjamim e Rayford Mbulu, chegaram hoje a Luanda para participarem da X Reunião Ordinária do Comité Regional Interministerial da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), a realizar-se na capital do país terça e quarta-feira.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, os diplomatas receberam cumprimentos de boas vindas de altos funcionários do Ministério angolano das Relações Exteriores.

Está igualmente agendada a chegada do ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Tânzania, Mahadhi Juma Maalim e do enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para Região dos Grandes Lagos, Said Djinnit.

A décima Reunião do Comité Interministerial da CIRGL vai, entre outros assuntos, abordar o reforço da cooperação regional e internacional bem como a situação humanitária e de segurança.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

Além de Angola que assumiu, em 2014, a presidência da CIRGL por um período de dois anos, integram a organização o Burundi, República Centro Africana, Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul e Tanzânia. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA