Ministro da Educação aborda cooperação com governante português

Pinda Simão, Ministro da Educação (Foto: arquivo/António Escrivão)
Pinda Simão, Ministro da Educação (Foto: arquivo/António Escrivão)
Pinda Simão, Ministro da Educação (Foto: arquivo/António Escrivão)

O ministro angolano da educação, Pinda Simão, recebeu quinta-feira, em Luanda, o secretario de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Luís Campos Ferreira, com quem abordou aspectos ligados à formação de quadros.

Em declarações à imprensa no final da audiência, o governante angolano disse ter falado, entre outros assuntos, sobre a formação de professores e técnico-profissional.

“Já trabalhamos junto uma área importante, que é a formação de professores, com o projecto Saber Mais, implementado em três províncias do país (Benguela, Huíla e Namibe) e a nossa intenção é aumentar o número de províncias no programa e naturalmente contamos com o governo português”, referiu.

Segundo Pinda Simão, a perspectiva é alargar a cooperação e produzir outras componentes do ensino profissional, pois o país está no processo de desenvolvimento, que exige a criação de condições de formação dos cidadãos para assumir o Plano Nacional de Desenvolvimento.

“Felizmente Portugal associa-se a este esforço do Governo angolano, potencializar os recursos humanos, para apoiar o desenvolvimento do pais no reforço da gestão do sistema, com componentes ligadas a estatística, supervisão e avaliação de aprendizagem, entre outras áreas da cooperação”, acrescentou.

Por sua vez, o dirigente português considerou o encontro proveitoso, na medida em que analisou questões ligadas à cooperação entre os dois países.

Referiu que a educação do cidadão em qualquer país é prioridade, pois sem ela não existe desenvolvimento. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA