Malanje: Inadec apela consumidores a denunciarem actos de especulação de preços

INADEC (esaqualisangola.com)
INADEC (esaqualisangola.com)
INADEC (esaqualisangola.com)

O director do núcleo provincial do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec), Carlos João Correia, apelou sexta-feira, nesta cidade aos consumidores a denunciarem os actos de especulação de preços e de venda de produtos com prazos vencidos nos estabelecimentos comerciais.

O responsável fez esse apelo durante a abertura das jornadas alusivas ao 15 de Março, dia mundial dos direitos do consumidor, referindo existirem estabelecimentos comerciais que estão a aproveitar o actual momento da conjuntura económica que o país vive, para aumentarem os preços dos produtos e serviços.

Por esse facto, Carlos Correia destacou a necessidade dos fiscais do INADEC e da polícia económica, pautarem por um controlo mais serrado destes actos e aplicarem as devidas medidas disciplinares, mas sem ter em conta o papel pedagógico, preventivo e fiscalizador, quer no domínio do comércio, quer em outos segmentos do mercado.

Por outro lado, o director provincial da polícia de Inspecção e Investigãçao das Actividades Económicas, João Gaspar, fez saber que a corporação tem trabalhado em coordenação com o Inadec na sensibilização dos agentes comerciais, com vista a primarem pelo controlo regrado dos produtos comercializados, com realce para os perecíveis, rumo a salvaguarda da saúde dos cidadãos.

A jornada do dia mundial dos direitos do consumidor decorrerá até ao dia 16 deste mês, com a realização de visitas a estabelecimentos comerciais e ao centro de investigação de medicamento e toxicologia (CIMETOX) da Faculdade de Medicina de Malanje, bem como uma palestra sobre os direitos do consumidor. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA