Lunda Sul: Governadora enaltece memorando para expansão do ensino superior

Governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso (Foto: arquivo/José Falso)
Governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso (Foto: arquivo/José Falso)
Governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso (Foto: arquivo/José Falso)

A governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, afirmou nesta segunda-feira, em Saurimo, que o memorando assinado entre o governo local e o Ministério do Ensino Superior vai contribuir na melhoria da qualidade e na expansão do ensino na região.

Cândida Narciso fez esta afirmação à margem da assinatura do referido memorando pelo vice-governador para o sector social e político da Lunda Sul, João Manaça, e a secretária de Estado do Ensino Superior, Maria da Silva.

Segundo Cândida Narciso, o memorando reveste-se de capital importância tendo em conta à formação com qualidade que se pretende na província, base fundamental para o desenvolvimento da vida política, económica, social, cultural e do bem-estar das populações.

Informou que uma das dificuldades da província tem a ver com o acesso as bolsas de estudo internas e externas, acreditando que, com a assinatura do memorando, esta situação será ultrapassada.

Cândida Narciso apelou para a necessidade de os jovens estudantes optarem pelos cursos de ciências exactas, pois a província está com um défice de quadros ligados a esta área do saber.

Aconselhou ainda a juventude, sobretudo do género feminino, no sentido de apostarem na formação académica, com vista a contribuírem no desenvolvimento sustentável da província e do país.

O memorando visa estabelecer um quadro de colaboração institucional permanente, para o desenvolvimento do subsistema de Ensino Superior na província.

Prevê a aplicação de todas as acções que as partes pretendam desenvolver no domínio do Ensino Superior, bem como para a colaboração do processo de formação de quadros na região, entre outros. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA