Luanda realiza campanha de vacinação contra raiva

(DR)
(DR)
(DR)

Uma campanha de vacinação e recolha de cães vadios terá lugar, de 27 Março a 2 de Abril, na província de Luanda, soube quinta-feira a Angop.

A directora do gabinete provincial da saúde de Luanda, Rosa Bessa, disse que a campanha prevê vacinar mais de 230 mil animais e vem dar resposta ao surto que assola a capital.

A campanha terá o apoio de efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), técnicos dos serviço veterinário e da saúde, que estarão divididos em equipas de seis elementos.

Para melhor controlo, explicou, por cada animal vacinado será entregue ao respectivo proprietário um certificado que ateste a vacinação e o mesmo será marcado na testa com tinta indelével florescente.

A vacinação massiva de cães é o método que permite interromper o ciclo de transmissão da doença e é a via mais económica, com um custo dez vezes inferior do que o tratamento profilático nos humanos.

A raiva é um problema de saúde pública em Angola. Desde a altura em que se implementou o Plano Nacional de Contingência e Emergência Contra a Raiva, em 2007, até a presente data foram notificados mil e 398 casos no país e Luanda é a província mais afectada, com 520 casos.

Para o êxito da campanha, as autoridades sanitárias apelam para a colaboração da população, levando o seu animal à vacinação, ou ajudar na captura de cães vadios. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA