José Eduardo dos Santos afirma que Angola e Congo almejam atingir o desenvolvimento

Presidente Jose Eduardo dos Santos (Foto: F. Miudo)
Presidente Jose Eduardo dos Santos (Foto: F. Miudo)
Presidente Jose Eduardo dos Santos (Foto: F. Miudo)

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, afirmou que Angola e o Congo são dois países que trilham hoje os caminhos da soberania plena e almejam atingir o desenvolvimento que proporcione o bem-estar, felicidade, paz e segurança a todos os cidadãos.

O estadista angolano fez este pronunciamento, em Luanda, quando discursava hoje na presença do seu homólogo congolês, Dennis Sassou Nguesso, na abertura das conversações oficiais a nivel ministerial, no Palácio Presidencial.

José Eduardo dos Santos disse que a visita de Dennis Sassou Nguesso, iniciada segunda-feira, vai permitir reforçar os tradicionais laços de fraternidade, solidariedade e cooperação que desde há séculos unem os dois povos.

“A presença de vossa excelência entre nós não pode, por isso, deixar de evocar a história comum e o passado recente de grandes sacrifícios consentidos pelo povo congolês para apoiar o povo angolano durante a sua luta de libertação contra o colonialismo e pela independência nacional”, referiu o Presidente José Eduardo dos Santos.

O Chefe de Estado destacou que “foi, de facto, um período inesquecível da história comum dos dois países, que as gerações vindouras irão recordar com orgulho”, salientando que “os dois povos tiveram a ousadia e a coragem de enfrentar um inimigo poderoso, porque tinham do seu lado e a certeza de que lutavam pela dignidade dos respectivos povos e do continente africano”.

Recordou que quando foi necessário, também Angola esteve ao lado do povo congolês para apoiá-lo  na luta contra as ingerências externas e no restabelecimento da paz e da estabilidade. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA