Israel: Legislativas antecipadas decidem continuação de Netanyahu à frente do Governo (vídeo)

(EURONEWS)
(EURONEWS)
(EURONEWS)

A votação para as eleições legislativas antecipadas em Israel arrancou oficialmente, com a abertura das urnas às 07:00 locais.

Até às 22:00 , cerca de 5,88 milhões de eleitores são chamados às urnas para decidir se o atual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu continua ou não na chefia do Governo, e escolher 120 deputados nas mais de 10.000 assembleias de voto.

“Para evitar a subida ao poder de um partido de esquerda, só há uma coisa a fazer – votar no Likud”, disse Benjamin Netanyahu.

Netanyahu admitiu já que o risco de perder é real, depois de as últimas sondagens darem vantagem à União Sionista, liderada pelo trabalhista Isaac Herzog, que na Knesset deverá obter mais 4 lugares que o Likud.

“Quero que haja mudança, esperança, e, no fundo, que tudo o que seja bom para Israel. Se conseguir o mandato para formar Governo, farei tudo para ter o melhor para Israel”, afirmou Herzog.

No sistema israelita, o líder do partido vencedor não é necessariamente chamado a formar governo, mas sim quem está melhor posicionado para formar uma coligação. As diferentes alianças possíveis tornam muito incerto avançar o nome do próximo líder do executivo. (euronews.com)

por Fernando Peneda | com LUSA

DEIXE UMA RESPOSTA