INAMET adverte para ocorrência de mau tempo no Cuanza Sul e Benguela

INAMET (TPA)
INAMET (TPA)
INAMET (TPA)

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (Inamet) adverte que, de sexta-feira a sábado, haverá mau tempo, a partir da noite de hoje, na província do Cuanza Sul e nos municípios da região Centro e Norte de Benguela, com aguaceiros ou chuvas moderadas a fortes, com 30 a 50 milímetros de precipitação em 24 horas, acompanhadas de trovoada.

Segundo o comunicado de alerta dirigido hoje a Angop, o fenómeno poderá atingir outras áreas do território angolano, sendo as principais áreas de risco o Cuanza Sul e os municípios localizados na parte Centro e Norte de Benguela, zona litoral de Angola.

Entretanto, para as provincias do Uíje, Cuanza Norte, Bengo, Luanda e Huíla, observa-se também chuva na noite de hoje, que pode ser fraca a moderada, com 20 milímetros de precipitação em 24 horas, igualmente acompanhada de trovoada.

Diante da situação, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) recomenda as populações, governos provinciais, administrações municipais e comunais, autoridades tradicionais e outras entidades, para tomada de medidas de precaução e segurança, face ao risco do registo de descargas eléctricas e chuvas intensas nas localidades acima anunciadas.

Perante a ocorrência de mau tempo nestas zonas, recomenda-se aos pais, encarregados de educação e professores, a orientarem as crianças, no sentido de evitarem abrigarem-se debaixo das árvores, devido as descargas electricas, assim como controlar a subida dos níveis de água dos rios, riachos, lagos, lagoas e valas.

Recorde-se que fruto de chuvas intensas registadas a 11 de Março, no municipio do Lobito, província de Benguela, cerca de 70 populares perderam a vida, em consequência das quedas pluviometricas. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA