Governo e privados receberam mil milhões USD do Standard Bank nos dois últimos anos

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)

Grande parte do desembolso foi canalizada para projectos de infra-estruturas públicas e para o apoio de iniciativas privadas, com 300 milhões USD.

Cerca de mil milhões USD foram financiados pelo Standard Bank Angola (SBA) à economia nacional entre o ano de 2013 e 2014, no âmbito do financiamento aos programas do Governo e de iniciativas privadas, segundo o seu administrador executivo, Luís Teles.

De acordo com o responsável, que falava aos jornalistas em conferência de imprensa realizada esta semana, os projectos financiados, promovidos pela iniciativa privada mas também pelo Governo de Angola, enquadram-se maioritariamente nos sectores das infra-estruturas, da distribuição alimentar e da energia e águas.

Luís Teles avançou que, dos projectos públicos financiados com dinheiro do SBA, sobressaem as obras de reconstrução do Aeroporto da Catumbela, no valor de 71 milhões USD, e o reforço da estabilidade da rede eléctrica do Soyo, que comeu dos cofres daquela instituição bancária com sede na África do Sul cerca de 120 milhões USD.

Também foi beneficiária dos financiamentos do Standard Bank Angola a Sonangol, petrolífera estatal que recebeu uma soma de 175 milhões USD.

No mesmo encontro, que reuniu jornalistas de várias publicações nacionais, Teles afirmou que é também interesse da instituição financeira apoiar o programa de diversificação económica do País, além do programa do banco relacionado com a abertura de novas agências e o aumento de capital, que deverá concretizar- se no decorrer de 2015.

Com 520 trabalhadores, maioritariamente angolanos, o Standard Bank Angola conta actualmente com 24 agências espalhadas por várias províncias e prepara-se para abrir mais três ao longo de 2015. As novas aberturas vão acontecer em Viana, província de Luanda, em Benguela e no Sumbe. (expansao.ao)

Por: Nelson Rodrigues

DEIXE UMA RESPOSTA