Governo do Chile disponibiliza bolsas de estudo para Angola

Embaixador de Angola no Chile, Nelson Cosme (Foto: Pedro Parente)
Embaixador de Angola no Chile, Nelson Cosme (Foto: Pedro Parente)
Embaixador de Angola no Chile, Nelson Cosme (Foto: Pedro Parente)

O Governo da República do Chile disponibilizou para o ano lectivo 2015,vagas para estudantes angolanos nos estabelecimentos de Ensino Superior chilenos para formação em áreas como Medicina,Engenharia e Ciências Sociais.

O facto foi transmitido sexta-feira ao Embaixador de Angola no Chile com residência no Brasil,Nelson Manuel Cosme,que está desde quinta-feira na capital chilena Santiago, para uma visita de trabalho a convite das autoridades locais para passar em revista ao Plano de Acção Conjunta (PAC) assinado em Setembro de 2014 em Nova Iorque entre os ministros das relações exteriores dos dois países.

O Plano de acção conjunta entre o Chile e Angola é um instrumento da cooperação politica e económica entre os dois países que elegeram a educação,agricultura,energia e minas,saúde e politicas públicas como os sectores prioritários para o reforço das relações bilaterais.

O PAC criou igualmente um mecanismo de consultas bilaterais regulares,na base do qual se inscreve a actual visita de trabalho do Embaixador Nelson Cosme ao Chile,onde foi já recebido pelo ministro das Relações Exteriores,HeraldoValenzuela.

O diplomata angolano reuniu-se ainda com o Presidente da Agência de Cooperação Internacional,Embaixador Ricardo Salbias,num encontro alargado em que participaram igualmente,os Directores do Departamento de Africa e Médio Oriente, da Cooperação Internacional , dos Assuntos de Defesa do Ministério das Relações Exteriores, das Relações Económicas e o Director da Direcção de Bolsas de Estudo.

Os contactos permitiram conhecer a disponibilidade do Chile de prestar assistência técnica ao Governo Angolano no âmbito da agricultura,minas,energia,apoio a micro,pequenas e médias empresas,pecuária,gênero,sector social e no reforço da capacidade institucional em Politicas Públicas e Promoção do Turismo.

O Chile disponibilizou-se ainda a cooperar com as autoridades angolanas a nível da protecção das águas territoriais de Angola.

O Embaixador angolano ao fazer o balanço da sua visita ao Chile, considerou de frutífera a jornada de trabalho tendo anunciado que proximamente uma missão chilena vai deslocar-se a Angola,no quadro da materialização das acções previstas no Plano de Acção conjunta de cooperação bilateral entre Angola e o Chile. (portalangop.co.ao)

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu Aniceto Jacinto Cassanda, estudante de 19 anos de idade formado na construção civíl àrea de formação arquitectura gostaria que me providenciasse uma bolsa de estudo uma vez que cá em Angola nao estão faceis as entradas para a faculdade, vendo esta oportunidade que é um dos meus sonhos aproveito para pedir està bolsa e gostaria de ter mais informações, o meu contacto é 940356858 ou 924745670.

  2. Sou o Mateus José e quero almejar a uma dessas bolsa na area de contrução civil que é o curso que fiz no ensino medio como faço para concorre-la esse é o meu contacto 931395065 e 916095622 por favor ajudem-me

DEIXE UMA RESPOSTA