Girabola: Benfica e Petro defrontam-se em “derby” luandense

Jogo entre Benfica e Petro na final da Taça de Angola em 2014 (Foto: Alberto Juliao)
Jogo entre Benfica e Petro na final da Taça de Angola em 2014 (Foto: Alberto Juliao)
Jogo entre Benfica e Petro na final da Taça de Angola em 2014 (Foto: Alberto Juliao)

Com as atenções viradas para a deslocação difícil do líder Interclube ao terreno do Progresso da Lunda Sul, as formações do Benfica e do Petro Atlético, ambas de Luanda, disputam este fim-de-semana, a partida de maior realce da sexta jornada do Girabola2015, num “derby” luandense.

O desafio de domingo entre “encarnados” e “petrolíferos” terá uma particularidade, o reencontro do médio Gilberto, agora de águia ao peito, com a sua antiga equipa.

Após empate nulo quarta-feira com o Sporting de Cabinda, em desafio da quinta ronda, de acerto ao calendário, o Benfica tentará inverter o quadro dos acontecimentos na prova, onde ocupa a sétima posição mercê de um empate, uma derrota e duas vitórias.

O seu opositor da véspera aparece no terceiro posto, com os mesmos sete pontos, fruto de duas vitórias, um empate e uma derrota.

O Interclube, líder com 11 pontos, viaja até Saurimo para defrontar o Progresso da Luanda Sul, décimo quarto colocado com três pontos. Os anfitriões estão nesta prova para a manutenção, enquanto os polícias, que já conquistaram o título em uma ocasião (2007), ambicionam os lugares cimeiros.

O Recreativo do Libolo (Campeão nacional), após o seu afastamento das Afrotaças, tem agora as “baterias” viradas para a competição interna. Nesta jornada, o representante da província do Cuanza Sul recebe na vila de Calulo o Sagrada Esperança da Lunda Norte.

Os “lundas”, são agora orientados por Moniz Frank, antigo adjunto do português António Caldas, este último pediu demissão junto da direcção do clube.

Na tabela classificativa, o Recreativo do Libolo (campeão nacional) soma sete pontos, em quarto lugar, contra cinco dos “diamantíferos”, em décimo.

O Kabuscorp do Palanca (vice-campeão nacional) recebe o Desportivo da Huíla no estádio dos Coqueiros, numa partida onde os intervenientes vêm de empates.

Os anfitriões foram travados na cidade do Luena pelo FC Bravos do Maquis (1-1), enquanto o Desportivo empatou (0-0) com o 1º de Agosto. Os dois conjuntos estão separados por quatro pontos, ou seja, os “palanquinos” com 9, na segunda posição, e os “huilanos“ com 5, em 13º.

O Domant FC do Bengo, quinto colocado com sete pontos, desloca-se a capital do país para enfrentar o 1º de Agosto, penúltimo classificado com apenas um.

O estreante da província do Bengo procurará, no mínimo, um empate diante dos “militares”, cuja obrigação de vencer é maior pelo mau arranque no campeonato e pelo seu histórico no Girabola, onde acumula já 9 títulos.

A Académica do Lobito poderá já utilizar o seu estádio (Buraco) que esteve inoperante devido as chuvas que caíram sobre a cidade portuária, provocando inundações ao recinto do jogo, além da destruição de residências e perdas humanas.

Nesta jornada, os lobitangas, que estão em oitavo com seis pontos, serão visitados pelo Progresso do Sambizanga, último da tabela de colocação com um.

Os anfitriões tentarão brindar a população de Benguela com um triunfo, depois dos últimos acontecimentos, enquanto os “sambilas” tentam a sua primeira vitória no campeonato.

O Atlético Sport Aviação (ASA) será visitado pelo FC Bravos do Maquis. Os dois conjuntos empataram na ronda anterior, por isso, tudo farão para conquistarem os três pontos em disputa. Na classificação, os aviadores somam seis pontos, em oitavo, menos um que a equipa do leste (em sexto).

O Recreativo da Caála, que apenas soma empates desde o inicio do campeonato, recebe o Sporting de Cabinda. Os anfitriões somam cinco pontos, em 11º, os mesmos que os Leões em 12º.

sábado:

Progresso da Lunda Sul / Interclube

Kabuscorp do Palanca / Desportivo da Huíla

1º de Agosto / Domant FC do Bengo

Domingo

Recreativo do Libolo / Sagrada Esperança da Lunda Norte

Recreativo da Caála do Huambo / Sporting de Cabinda

Académica do Lobito / Progresso do Sambizanga

Atlético Sport Aviação – ASA/FC Bravos do Maquis do Moxico

Benfica de Luanda / Petro de Luanda

(portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA