Fortuna avaliada de Américo Amorim cede 800 milhões de euros

O empresário português, Américo Amorim (Foto: Rui Assis Ferreira)
O empresário português, Américo Amorim (Foto: Rui Assis Ferreira)
O empresário português, Américo Amorim
(Foto: Rui Assis Ferreira)

Quem é o homem mais rico de Portugal? A resposta é igual à de 2014: Américo Amorim. O empresário de 80 anos mantém-se com a maior fortuna em território nacional, segundo a publicação norte-americana Forbes.

Apesar de permanecer como o maior milionário português, a fortuna de Américo Amorim cedeu 900 milhões de dólares (cerca de 800 milhões de euros) entre o ranking de 2014 e de 2015. No ano passado, o património do empresário nascido em Mozelos, Santa Maria da Feira,era de 5,3 mil milhões de dólares (4,7 mil milhões de euros). Este ano, está avaliado 4,4 mil milhões de dólares).

Dentro dos 500 mais ricos, não se encontra mais nenhum português. Para isso, é necessário descer até ao lugar 949. Belmiro de Azevedo ocupa esta posição, após ter sido o 687.º em 2014. A fortuna avaliada desceu de 2,5 para 2 mil milhões de dólares, segundo a publicação norte-americana. Ainda assim, o empresário subiu da terceira para a segunda posição dentro dos portugueses mais ricos. Uma troca de posição com Alexandre Soares dos Santos.

O antigo líder da Jerónimo Martins registou uma descida de mil milhões de euros na sua fortuna, de 2,8 para 1,8 mil milhões de dólares. A queda de 46% do valor do seu património pessoal levou o criador da Fundação Francisco Manuel dos Santos a ceder 445 posições, do lugar 609 para a colocação 1.054.

Isabel dos Santos fora do “top-500”

Isabel dos Santos é a única representante de Angola na lista da Forbes. A fortuna pessoal da empresária de 41 anos desceu de 3,7 para 3,3 mil milhões de dólares, levando à saída do “top-500”. Em 2014, ocupava a posição 408. Este ano, desceu para o lugar 534.

Buffett entra no pódio

Bill Gates continua a ser o homem mais rico do mundo. O fundador da Microsoft acrescentou 3,2 mil milhões de euros à fortuna pessoal, de 76 para 79,2 mil milhões de dólares. Apesar de continuar na segunda posição, Carlos Slim encurtou a distância para o filantropo da Fundação Bill & Melinda Gates.

empresário mexicano tem uma fortuna acumulada em 77,1 mil milhões de dólares, em comparação com os 72 mil milhões verificados em 2014. A principal novidade entre os mais ricos do mundo está em Warren Buffett. O “Oráculo de Omaha” passou a ocupar a terceira posição no ranking da Forbes. A fortuna acumulada passou para 72,7 mil milhões de dólares, graças às apostas na holding Berkshire Hathaway, da qual é presidente executivo. (dinheirovivo.pt)

 

DEIXE UMA RESPOSTA