Exército iraquiano inicia ofensiva para retomar Tikrit

(Foto de Ahmad Al-Rubaye/AFP)
(Foto de Ahmad Al-Rubaye/AFP)
(Foto de Ahmad Al-Rubaye/AFP)

Quase 30.000 soldados iraquianos e milicianos apoiados pela Força Aérea iniciaram nesta segunda-feira uma ofensiva contra os jihadistas na região de Tikrit (ao norte de Bagdad), na maior operação realizada até o momento para recuperar um dos principais redutos do grupo Estado Islâmico (EI).

“As forças de segurança avançam ao longo de três frentes principais rumo a Tikrit, Ad Dawr (ao sul) e Al-Alam (ao norte)”, disse a à AFP por telefone um tenente-coronel que está na região.

As forças iraquianas também avançam pelas estradas próximas para impedir a fuga dos jihadistas, segundo a mesma fonte. O EI controla há nove meses Tikrit, a cidade natal do falecido ditador Saddam Hussein.

A operação, uma das mais ambiciosas do exército iraquiano para recuperar uma área conquistada pelo EI desde Junho, começou na manhã de segunda-feira. A ofensiva foi anunciada no domingo pelo primeiro-ministro Haidar al-Abadi.

De acordo com o tenente-coronel entrevistado pela AFP, as forças iraquianas contam com soldados, policiais, unidades antiterroristas, um grupo de voluntários controlado pelo governo e milícias locais sunitas contrárias ao jihadistas. (afp.com)

DEIXE UMA RESPOSTA