Embaixador nos EUA recebe boas-vindas da comunidade angolana em Houston

Agostinho Tavares, embaixador de Angola nos EUA (Foto: Angop)
Agostinho Tavares, embaixador de Angola nos EUA (Foto: Angop)
Agostinho Tavares, embaixador de Angola nos EUA (Foto: Angop)

Os angolanos residentes na cidade de Houston e arredores apresentaram cumprimentos de boas-vindas sábado à noite, ao embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares.

O facto acorreu, num encontro alargado organizado pelo Consulado Geral de Angola em Houston, Texas no contexto da sua visita de quatro dias iniciada no passado dia 12 de Março, cujo objectivo principal foi a apresentação do novo embaixador de Angola à comunidade mais jovem residente nos EUA, constituída na sua maioria de estudantes ligados ao sector de petróleos e funcionários em missão na Sonangol EUA (SONUSA) e petrolífera americana Chevron.

Ao dirigir-se aos presentes, Agostinho Tavares realçou o papel a ser desempenhado pela embaixada e os três consulados gerais existentes, nomeadamente nas questões inerentes à comunidade residente.

“Tanto a embaixada como os consulados gerais têm a missão de ir ao encontro da nossa comunidade e providenciar o seu apoio sempre que necessário”. disse o diplomata angolano.

Na ocasião Agostinho Tavares falou sobre o senso de responsabilidade que deve nortear todas as acções dos cidadãos angolanos, a residir fora do país, manifestando o seu desejo de manter contactos regulares com a comunidade residente nos EUA a fim de informar sobre as acções do Executivo e estar ao corrente das possíveis dificuldades que enfrentam no sentido de prestar a sua assistência, sempre que necessário.

No encontro, intervieram o presidente da Associação comunitária Njango e um representante dos estudantes em Houston, destancando nas suas alocuções a importância do associativismo no seio da comunidade, do registo consular e interacção permanente com as instituições que representam o país, não apenas para estarem actualizados sobre os principais factos que ocorrem em Angola mas também para melhor poderem superar as barreiras e dificuldades que enfrentam longe da pátria, num país cheio de desafios e com uma grande diversidade cultural.

O evento terminou com um momento cultural que contou com a participação do grupo teatral “Mensageiros da Arte” e dos músicos angolanos residentes em Houston, Dannax e Hélder Lopes.

Para além dos angolanos residentes na cidade de Houston e arredores, a cerimónia contou igualmente com a presença dos funcionários do consulado geral de Angola.

O diplomata angolano esteve acompanhado de Júlia Machado, cônsul geral de Angola em Houston e Eduardo Neto, Adido de Defesa na chancelaria militar junto à embaixada de Angola nos EUA.

Após Newark, Estado americano de New Jersey e Houston, Texas, Agostinho Tavares tem agendado um encontro alargado com a comunidade angolana residente em Los Angeles, Estado americano da Califórnia no âmbito das celebrações do 4 de Abril, Dia da Paz. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA