Deputados angolanos participam da 132ª Assembleia da União Inter-Parlamentar

Carolina Cerqueira (dw.de/arquivo)
Carolina Cerqueira  (dw.de/arquivo)
Carolina Cerqueira (dw.de/arquivo)

Uma delegação de quatro deputados da Assembleia Nacional participa a partir de hoje, sábado, da 132ª sessão plenária da União Inter-Parlamentar (UIP), que decorrerá na cidade de Hanói, na República do Vietname, até ao dia 01 de Abril.

A comitiva é chefiada pela deputada Carolina Cerqueira, do MPLA, e integra ainda Carolina Cristina Elias e Guilhermina Contreiras (membros também do partido maioritário), assim como Raul Danda, da Unita.

O evento vai decorrer sob o lema “Os objectivos do desenvolvimento sustentável: passar das palavras ao acto” e abordará, entre outros temas “A soberania nacional, a não ingerência nos assuntos internos dos Estados e os direitos humanos no direito internacional”.

“Definir um novo sistema de gestão da água – promover a acção parlamentar neste domínio” e a “Ciberguerra – uma ameaça grave para a paz e a segurança mundial” constam igualmente dos assuntos a serem analisados pelos parlamentares dos 166 países participantes ao certame.

Segundo a deputada Carolina Cristina Elias, que falava à Angop em véspera da viagem, Angola vai apresentar na plenária algumas ideias e sugestões concretas que se ajustam à realidade do país, assim como experiencias do Parlamento angolano.

“Esta assembleia vai analisar um conjunto de questões pertinentes, além de que em paralelo acontecerão algumas reuniões conexas em que se vai abordar assuntos como o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, entre outros” – sustentou.

À margem desta 132ª Assembleia da União Inter-Parlamentar está ainda reservado um Fórum de Jovens parlamentares desta organização internacional, que tratará de aspectos multidisciplinares, acrescentou a mesma fonte, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA