Cunene: Responsável aconselha população a fazer teste do VIH-SIDA

SIDA (DR)
SIDA (DR)
SIDA (DR)

O administrador municipal adjunto de Ombadja, Cunene, Bonifácio Sambeni, aconselhou hoje, sábado, na circunscrição, a população local no sentido de efectuar regularmente a testagem voluntária sobre o VIH/Sida.

Ao falar à Angop sobre as acções no município, viradas ao combate da doença, Bonifácio Sambeni realçou a importância regular do teste que permite saber se alguém está ou não com o vírus do HIV, possibilitando maiores cuidados com a saúde.

A testagem voluntária favorece o acesso ao diagnóstico da infecção pelo VIH, contribui para redução do risco de transmissão e da reinfecção, estimula a adopção de práticas seguras de prevenção, enquanto que para as pessoas infectadas permite o encaminhamento para assistência especializada, sustentou o responsável.

“É muito importante a testagem voluntária, porque se a pessoa o fizer e der conta que está infectado, terá a oportunidade de saber o seu estado serológico e, daí, começar a fazer a medicação com objectivo de combater e proteger a doença, uma vez que ela ainda não tem cura”, reiterou.

Bonifácio Sambeni disse que o município conta com 39 unidades sanitárias entre as quais 37 centros e postos de saúde e dois hospitais, que dispõem de condições quer seja técnicas humanas para o diagnóstico e terapia desta doença.

Segundo dados dos serviços de Saúde Pública no município, em 2014 realizou-se 10 mil e 904 testes sobre o VIH/Sida e resultou em 384 casos positivos, cujos infectados iniciaram já o tratamento. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA