Cuanza Sul: Captura do cacusso baixa devido aumento do caudal do rio

Cacusso (guiadapesca.com.br)
Cacusso (guiadapesca.com.br)
Cacusso (guiadapesca.com.br)

Os Pescadores radicaos no interior da província do Cuanza Sul estão com dificuldades de capturarem peixe cacusso e bagre nos rios Queve e Cussoi , devido ao aumento do caudal resultante das chuvas que se abatem nos seus percursos , informou nesta sexta-feira , no Uacu Cungu (Cuanza Sul) , o responsável da Cooperativa de pesca , Bota da Silva.

De acordo com o responsável da cooperativa da Banza Massango, apenas alguns pescadores conseguem capturar peixe “muito pequeno” ,cujo valor comercial é muito baixo.

“ Estão cadastrados 40 famílias, organizadas em cooperativas na comuna de Quissanga Cungu, que dedicam-se a pesca continental no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza , cujos rendimentos tem permitido que se crie o bem estar na comunidade,” disse.

Realçou que a baixa captura é temporária visto que tão logo as chuvas baixem de intensidade os rios criam afluentes que permitem uma maior captura do pescado.

“ De forma geral a actividade está a proporcionar bons rendimentos, apesar de usarem Kites de pesca , composto por embarcações , redes , anzóis , bóias entregues pelas autoridades em 2013 ,” rematou.

Durante o ano transacto foram capturadas duas toneladas de peixe diverso nos rios e lagoas da localidade.

O Governo da província do Cuanza Sul procedeu em 2013 a distribuição de 155 embarcações , nos 12 municípios , destinadas a pesca continental no âmbito do programa do Ministério das Pescas que visou o reforço e aumento da capacidade de captura do peixe nos rios e lagoas. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA