Cuanza Norte: Mau estado das vias inviabiliza exploração do potencial turístico de Ambaca

Cuanza Norte: Igreja católica de Camabatela, município de Ambaca (Foto: Lucas Leitão)
Cuanza Norte: Igreja católica de Camabatela, município de Ambaca (Foto: Lucas Leitão)
Cuanza Norte: Igreja católica de Camabatela, município de Ambaca (Foto: Lucas Leitão)

O administrador do município de Ambaca (Cuanza Norte), José Francisco Rank Frank apontou hoje, segunda-feira, o mau estado das vias terciárias da região, como um dos principais factores que tem estado a entravar a exploração efectiva do vasto potencial turístico da região.

Em entrevista à Angop, Rank Frank referenciou que o município de Ambaca dispõe de um vasto potencial turístico por explorar, desde as belas paisagens, bacias hidrográficas, entre outras, que ao serem explorados podem representam uma fonte de receitas públicas.

Referiu que apesar de identificados, grande parte dos locais turísticos da região estão situados em zonas recônditas, onde nunca foram construídas vias de acesso e cuja construção das mesmas ultrapassa a actual capacidade financeira da administração local.

Entre os principais locais turísticos do município de Ambaca, referiu, destaca-se a cerra do Kanacanjungo, situado na comuna do Bindo (34 quilómetros a oeste de Camabatela) e as quedas do Kanhongo situadas no curso do rio Lucala e na mês comuna.

Rank Frank apontou a igreja católica, situada na sede do município, como o actual e principal postal turístico da região e que ao ser publicidade a sua imagem poderá fomentar ainda mais o turismo religioso num futuro próximo.

Realçou que nos dias de hoje, ninguém passa por Camabatela sem efectuar uma paragem para apreciar de perto a beleza arquitetónica da igreja local.

Ambaca é um município do Cuanza Norte situado a 180 quilómetros de Ndalatando (capital da província), constituído por uma extensão territorial de 3.080 quilometros quadrados que compreendem cinco comunas, designadamente, Camabatela (sede), Tango, Máua, Luinga e Bindo. (portalangop.co.ao)

Angop/fez/Lj

DEIXE UMA RESPOSTA