Cuando Cubango: Vice-governador destaca homenagens a heróis

Memorial da Batalha do Cuito Cuanavale (Foto: António Escrivão)
Memorial da Batalha do Cuito Cuanavale (Foto: António Escrivão)
Memorial da Batalha do Cuito Cuanavale (Foto: António Escrivão)

O vice-governador da província do Cuando Cubango para o sector técnico e infraestrutural, Joaquim Malichi, destacou terça-feira que o projecto de ampliação do memorial, visa ao maior tributo aos heróis tombados na Batalha do Cuito Cuanavale.

Em declarações à imprensa no final de uma visita de constatação a empreendimentos sociais em curso, Joaquim Malichi, apontou ainda a construção de uma central térmica de 7,5 megawatts, bem como o centro de captação, tratamento e distribuição de águas, cujo término está previsto para Agosto.

De acordo com o responsável, o projecto de construção de um estádio municipal de futebol, o palácio da justiça, bem como a ponte em construção sobre o rio Cuito, que liga a sede municipal à aldeia de Samaria, comuna do Lupiri, bem como à província do Moxico, são igualmente, infraestruturas que vão conferir maior dignidade à memória dos heróis.

Fez saber que para a histórica aldeia de Samaria, tida como o guardião dos heróis, por altura da batalha, estão projectadas a construção de 100 residências, avançando que a rede de distribuição de energia e água, já está a ser estendida até àquela aldeia, para conferir melhores condições de vida e habitabilidade.

O projecto, entre outros, visa “homenagear todos heróis anónimos que estão hoje a viver no Samaria ou aqueles que já pereceram e que deram a sua vida pela pátria angolana”, destacou.

A batalha do Cuíto Cuanavale aconteceu no município com o mesmo nome, província do Cuando Cubango, no leste de Angola, entre finais de 1987 e Março 1988 e ficou marcada pela vitória das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), sobre o exército da África do Sul, conduzindo à queda do regime de segregação racial (apartheid), que vigorava neste país, e consequente independência da Namíbia e Zimbabwe.

Anualmente a efeméride é comemorada a 23 de Março. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA