Cefojor reabre curso de formação técnico profissional de jornalismo

Joaquim Paulo - Director do Cefojor (ANGOP)
 Joaquim Paulo - Director do Cefojor (ANGOP)

Joaquim Paulo – Director do Cefojor (ANGOP)

O Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor) reabriu nesta segunda-feira, o curso de formação técnico-profissional de jornalismo, paralisado há cinco 5 anos, com a participação de 70 formandos, apurados de um universo de 160 candidatos.

O director do Cefojor, Joaquim Paulo, disse, na ocasião, que é um dos objectivos do curso, melhorar as competências daqueles que estão a estudar Comunicação Social e cujas aptidões profissionais versam sobre o jornalismo para que os formandos saiam no final, mais capazes.

É neste espírito, de acordo com o responsável, que o Ministério da Comunicação Social aposta, a partir deste ano, a trabalhar nas competências do saber fazer, tudo convergindo para a qualidade do serviço público que se pretende para o sector.

Joaquim Paulo disse que houve necessidade de se adequar o perfil do formando com base nas exigências do jornalismo angolano.

Nesta base, os formandos são enviados para o mercado de trabalho, já com espírito de empreendedores de maneira a que eles possam exercer a profissão de acordo com o quadro comunicacional, podendo abrir pequenas empresas de comunicação sem qualquer constrangimento.

Adiantou que, com base nisso, estes formandos podem atingir aquilo que é o tal almejado mercado regional, ou seja, a regionalização da própria comunicação social e defendeu o surgimento de pequenas e médias empresas neste ramo das ciências sociais.

Os formandos estão divididos em dois turnos, ou seja, manhã e tarde. Para além deste curso, o Cefojor ministra também os de aperfeiçoamento eleitoral, endemias, secretariado, inglês, português para estrangeiros e nacionais, pedagogia, marketing, entre outros.

O Centro de Formação de Jornalistas iniciou a sua actividade em Setembro de 2002, sob tutela do Ministério da Comunicação Social.

Tem como atribuições gerais contribuir para a formação contínua e o aperfeiçoamento dos profissionais do ramo da Comunicação Social, a investigação científica e a assessoria técnica.

O Cefojor é um instituto público, dotado de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira, patrimonial e pedagógica. Tem a sua sede em Luanda, podendo desenvolver a sua actividade em qualquer outra parte do território nacional. (portalangop.co.ao)

1 COMENTÁRIO

  1. Desde sempre luto para ser um bom jornalista,só a cefojor pode pode me tornar um bom jornalista. Tenho apenas um curso básico de Comunicação Social. O jornalismo está no meu sangue. Posso ser admitido?

DEIXE UMA RESPOSTA