Campanha de vacinação contra raiva arranca sexta-feira em Viana

(DR)
(DR)
(DR)

O lançamento da campanha de vacinação contra a raiva e recolha de cães vadios na província de Luanda terá lugar sexta-feira (dia 27), em Viana, por ser o município com índice mais elevado de óbitos por mordeduras de animais raivosos.

Em declarações à Angop quarta-feira, o administrador municipal de Viana, Manuel Caterça, sublinhou que dos 34 óbitos registados de Janeiro a presente data, 18 foram notificados no município e 92 porcento das mortes ocorreram em menores de 10 anos de idade.

Para o êxito da campanha, disse que participarão 125 pessoas, entre vacinadores, supervisores e mobilizadores, que integrarão 31 equipas.

De acordo com Manuel Caterça, Viana por ser extensa, com 31 bairros, serão criados postos fixos a nível de todas as comissões de moradores, pelo que apelou a população a aderir a campanha, levando o seu animal a vacina, independentemente da idade, peso ou estado de saúde, durante os sete dias de vacinação.

Por seu turno, a chefe de secção de vacinação do gabinete provincial de Luanda da Saúde, Felismina Neto, fez saber que após 15 dias de formação dos vacinadores, tudo está a postos para o início da campanha na sexta-feira, em que se conta também com a participação de militares das Forças Armadas e da Polícia Nacional.

De Janeiro de 2015 a presente data, foram registados quatro mil 290 agressões por animais potencialmente raivosos, com 34 óbitos.

A raiva e uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus da raiva por animal infectado, através de mordedura, arranhadura ou lambedura. A doença compromete o sistema nervoso central e o prognóstico é fatal em todos os casos.
(portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA