Bispo emérito destaca papel da Igreja Metodista

Bispo Reformado Emilio de Carvalho (Foto: Francisco Miudo)
Bispo Reformado Emilio de Carvalho (Foto: Francisco Miudo)
Bispo Reformado Emilio de Carvalho (Foto: Francisco Miudo)

O Bispo emérito da Igreja Metodista Unida, Emílio de Carvalho, enalteceu nesta segunda-feira, em Luanda, os 130 anos desta denominação religiosa em Angola, assinalados a 18 de Março, tendo considerado que sempre foi uma igreja a quem o Governo de Angola confiou.

Em declarações à Angop, Emílio de Carvalho justificou tal opinião ao frisar que na fase da independência, grande parte dos quadros que o país tinha saíram da Igreja Metodista.

Segundo o bispo, estes quadros deram uma grande contribuição para a libertação e independência de Angola.

“Os metodistas sempre estiveram na raiz do povo angolano. Os metodistas estão em todas as esferas da sociedade angolana”, enfatizou.

Actualmente, prosseguiu, “vê-se muitos quadros no país que são metodistas, temos altos funcionários do Estado, enfermeiros, professores e tantos outros que junto da população trabalham para que sejamos um só povo e uma só nação”.

Emílio de Carvalho apelou aos fiéis dessa denominação cristã, no sentido continuarem a desempenhar o seu papel, com consciência da importância que têm para o desenvolvimento multifacetado do país.

A Igreja Metodista Unida – Conferência Anual do Oeste de Angola, foi fundada quando a Caravana Missionária liderada por Willian Taylor chegou à Angola, a 18 de Março de 1885.

O primeiro bispo residente, Emilío de Carvalho, conduziu os destinos da Igreja desde 1972 até a altura da sua aposentação em 2000. Actualmente dirige os destinos da igreja, o Bispo Domingos Gaspar.

A Igreja Metodista Unida está dividida em duas conferências, a do Leste de Angola e a do Oeste. Dirige a conferência do Leste, o Bispo Moisés Fernandes ao passo que o Oeste está sob liderança de Gaspar Domingos.

À conferência do Oeste fazem parte as igrejas sedeadas nas províncias de Luanda, Bengo, Cuanza Norte, Lubango, Namibe e Cunene. A do Leste compreende as igrejas da região das províncias de Malanje, Bié, Lunda-Sul,Lunda-Norte, Moxico e Cuando-Cubango. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA