Bié: Hospital de Nhârea terá Raio-X este ano

Bié: Raio- X no hospital da Nhârea (Foto: Jilmar Enoque)
Bié: Raio- X no hospital da Nhârea (Foto: Jilmar Enoque)
Bié: Raio- X no hospital da Nhârea (Foto: Jilmar Enoque)

O Hospital Municipal de Nhârea, a 175 quilómetros a Norte da cidade do Cuito, província do Bié, terá ainda neste trimestre de 2015 serviços de Raio-X, para melhorar a assistência aos pacientes e evitar a deslocação destes ao hospital provincial.

Em declarações à Angop, o director daquela unidade hospitalar, Amândio César Chissica, informou que nesta altura os técnicos estão a culminar a montagem dos equipamentos, essencialmente da impressora.

Esta acção, segundo o responsável, resulta de um investimento das autoridades administrativas locais e visa ainda contribuir para um atendimento mais humanizado às populações.

“A entrada em funcionamento do Raio-X irá possibilitar que os munícipes deixem de percorrer longas distâncias para serem socorridos, assim como a unidade sanitária deixará de encaminhar casos ao hospital provincial”, disse.

O municipal de Nhârea tem uma população estimada em 113 mil 651 habitantes (dados censo geral da população e habitação de 2014), na maioria camponeses. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA