Bié: Director da Saúde apela população a consumirem água tratada

João Campos - Director provincial da saúde no Bié (Foto: Bartolomeu do Nascimento)
João Campos - Director provincial da saúde no Bié (Foto: Bartolomeu do Nascimento)
João Campos – Director provincial da saúde no Bié (Foto: Bartolomeu do Nascimento)

O director provincial da Saúde no Bié, João Campos Cacungula, apelou sábado, na cidade do Cuito, as populações no sentido de primarem pelo consumo de água tratada para evitar as doenças, como diarreias, cólera e outros de foro digestivo.

O responsável lançou esse apelo, durante a apresentação do tema “ água e saúde humana”, no âmbito do Dia Mundial da Água (22 de Março), tendo exortado os cidadãos a evitarem o consumo de água inapropriada.

Esclareceu ainda que, o sector da Saúde na Província do Bié, tem identificado as doenças diarreicas, como a terceira maior causa de mortes, sobretudo em crianças menores de cinco anos, resultante do uso de água não potável, sem no entanto revelar o número de casos notificados.

“A população deve sempre ferver a água, desinfectar com lixivia e os recipientes devem estar bem tapados para que o líquido esteja fora do alcance de insectos e até mesma de crianças”, aconselhou.

Assinala-se hoje (domingo), “22 de Março”, o Dia Mundial da Água, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas com este importante bem natural.

A efeméride visa especialmente chamar a atenção da sociedade para a questão da escassez desse importante bem natural e, consequentemente, buscar soluções para o problema.

A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70 porcento da alimentação e do corpo humano são constituídos por água. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA