Benguela: Unita inteira-se da execução do PIP no interior

Benguela: Deputados do grupo parlamentar da Unita visitam municípios do interior (Foto: António Lourenço)
Benguela: Deputados do grupo parlamentar da Unita visitam municípios do interior (Foto: António Lourenço)
Benguela: Deputados do grupo parlamentar da Unita visitam municípios do interior (Foto: António Lourenço)

Os deputados do grupo parlamentar da Unita, trabalharam terça-feira, nos municípios do Balombo, Caimbambo e Ganda, província de Benguela, visando constatar os programas de investimentos públicos e Água para Todos.

No município do Balombo, nordeste da cidade de Benguela, os deputados liderados por Eugénio Manovakola, mantiveram um encontro com o administrador municipal, Júlio da Silva Cuanza, onde foram informados sobre o andamento dos projectos inseridos no PIP (Programa de Investimentos Públicos.

No encontro os parlamentares foram informados do alargamento da rede sanitária, a melhoria do sistema de ensino após abertura do Magistério Primário, a produção agrícola e a implementação do Programa da Merenda Escolar em 46 escolas do ensino primário.

Visitaram o novo Comando Municipal da Polícia construído no âmbito do PIP, o centro materno-infantil, o sistema de água na Povoação Hungulo e a regedoria, onde mantiveram um encontro com as autoridades tradicionais.

Já na Ganda, sudeste da cidade de Benguela, outra comissão de parlamentares da Unita integrada por três deputados, sendo um do círculo provincial e outros do nacional e coordenada por Domingos Maluka, inteirou-se da execução dos projectos de impacto social desenvolvidos pelo governo.

Depois do encontro de cortesia mantido com administrador local, António Kapewa Kalianguila, os parlamentares do maior partido de oposição no país, visitaram a comuna do Casseque, 45 quilómetros a sudoeste da Ganda, onde reuniram com os membros da sua organização política.

Já na sede municipal da Ganda, visitaram o hospital regional e obras do projecto de construção dos 200 focos habitacionais, estando já 50 habitadas e 20 em fase de conclusão.

Entretanto, no município de Caimbambo, sudeste da cidade de Benguela, estiveram na fazenda agro-industrial Vista Alegre e a Mini-Hidrica, situadas na comuna do Cayave.

No decurso da visita os deputados do “Galo Negro”, foram informados sobre o funcionamento da fábrica de produção de álcool e cachaça, assim como a mini-hidrica, com capacidade de gerar 2,5 megawatts.

A implantação do complexo industrial Vista Alegre, uma iniciativa privada, gerou mais de 230 novos postos de trabalhos, maioritariamente jovens.

Na comuna do Cayave, a missão, chefiada pela deputada Sofia Mussonguela, manteve contacto com membros filiados ao comité de Zona Catala e auscultou as suas inquietações.

Na sede municipal de Caimbambo, a delegação da Unita visitou a missão católica Sagrada Família, escola do II ciclo Cíclo Formação Geral, que absorve mais de 600 estudantes, distribuídos em três turnos, frequentando os cursos de ciências humanas, fisíco-biologicas e económicas jurídicas.

A parlamentar Sofia Mussonguela considerou positiva a actividade desenvolvida, no âmbito das quintas jornadas parlamentares que decorrem de 9 a 11 de Março (hoje) na província de Benguela. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA