Benguela: Feira da saúde na Ganda

Feira da Saúde (Foto: Angop)
Feira da Saúde (Foto: Angop)
Feira da Saúde (Foto: Angop)

Uma feira da saúde denominada “Viva e envelheça com saúde”, decorre desde segunda-feira, na povoação da Katanda, comuna da Ebanga, município da Ganda (Benguela), promovida pela Organização da Mulher Angolana (OMA), em parceria com sector da Saúde.

A feira que visa proporcionar uma assistência medica e medicamentosa mais próxima ao cidadão, com a prestação de diversos serviços básicos, tem a duração de dois dias e enquadra-se na jornada “Março Mulher”.

Cerca de 40 técnicos de saúde, sendo nove médicos nacionais e estrangeiros especializados nas diversas áreas de saúde, estão a prestar toda assistência sanitária, com vista a diagnosticar todas as patologias existentes no seio das populações locais.

A identificação de problemas de saúde pública, consultas de clínica geral, oncologia, tratamento mental, bocal, área de despistagem nutricional, consultas pré- natais, puericultura, testes rápidos de malária, Hiv-Sida e hipertensão arterial, são dentre outros serviços a serem prestados durante a feira para o bem da população.

A secretaria do executivo nacional da OMA para solidariedade e aconselhamento jurídico, Vitória Francisca da Conceição, defendeu na abertura do certame a importância o envolvimento das autoridades tradicionais, das autoridades politicas, administrativas e responsáveis da sua organização no município, para a mobilização das comunidades na adesão massiva nesse programa.

Manifestou o seu regozijo pela prontidão da equipa médica quer angolanos, como a missão cubana presente, cujo êxito da actividade dependerá da afluência das comunidades as de consultas de clínica geral nesses dois dias.

Para si é importante que a população consiga receber assistência médica e perceber sobre benefícios deste programa, para que de forma directa possa ter consultas gratuitas nas várias especialidades. (portalangop.co.ao)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA