Astronautas embarcam na Soyuz rumo à Terra

(Foto de JM GUILLON/CNES/CSG/AFP/Arquivos)
(Foto de JM GUILLON/CNES/CSG/AFP/Arquivos)
(Foto de JM GUILLON/CNES/CSG/AFP/Arquivos)

Dois cosmonautas russos e um astronauta norte-americano embarcaram na cápsula espacial Soyuz nesta quarta-feira, em preparação para o retorno à Terra após seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS).

Yelena Serova, Alexander Samokutyaev e Barry Wilmore deram ‘tchau’ aos três colegas que estão no laboratório orbital, e flutuaram até a Soyuz, fechando a porta às 16H36 (horário de Brasília).

A cápsula Soyuz vai se desacoplar da estação espacial às 19H44 (horário de Brasília), e algumas horas depois serão ligados os motores para impulsioná-la na direcção da Terra.

Ajudada por um pára-quedas, a aterragem da nave espacial  é esperada para as 20H08 (hora GMT) no Cazaquistão.

O trio deixou a Terra em 26 de Setembro de 2014. Eles passaram 167 dias no espaço e viajaram mais de 112 milhões de quilómetros durante este período, segundo a NASA.

A próxima equipe descolara do cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, em 28 de Março.

O novo grupo será formado pelo astronauta norte-americano Scott Kelly e os cosmonautas russos Mikhail Kornienko e Gennady Padalka.

Kelly e Kornienko ficarão na estação de pesquisa durante um ano inteiro, ao invés dos costumeiros seis meses, “colectando dados biomédicos valiosos, que definirão futuras missões de longa duração”, informou a NASA. (afp.com)

 

DEIXE UMA RESPOSTA