Antigo futebolista francês Lilian Thuran em Luanda

Lilian Thuran (Foto: D.R.)
Lilian Thuran (Foto: D.R.)
Lilian Thuran
(Foto: D.R.)

O renomado futebolista francês Lilian Thuram encontra-se em Luanda desde  terça-feira para desenvolver, durante, quatro dias, uma série de actividades de carácter social, desportiva e cultural, com destaque para o lançamento de duas obras literárias de sua autoria.

Ontem (terça-feira), às 18 horas, no Instituto Camões do Centro Cultural Português, o também patrono da Fundação Lilian Thuram Contra o Racismo, apresentou ao público angolano o livro “Banda Desenhada Contra o Racismo”, um retrato da sua infância, experiência da imigração e o racismo com que se confrontou.

Hoje (quarta-feira), às 9 horas, o programa contempla uma visita guiada às instalações Academia do Futebol de Angola (AFA), ao Morro Bento, sendo que posteriormente visitará a Academia do 1º de Agosto, no bairro do Cassequel. No período da tarde (15H30), o antigo futebolista do Mónaco, Parma, Juventus e Barcelona estará disponível aos jornalistas desportivos para uma conferência de imprensa, na Galeria dos Desportos, à Cidadela Desportiva.

Para quinta-feira, para além de entrevistas à Rádio 5 e LAC, está reservado  o lançamento do best-seller As Minhas Estrelas Negras, na Mediateca de Luanda. A obra da autoria do mesmo  conquistou o mundo literário e intelectual, tendo conquistado um referenciado prémio internacional.

As Minhas Estrelas Negras é um desfile de artistas, escritores, desportistas, homens de Estado, militantes, cientistas – uma humanidade negra, pensante, interventiva, militante. É um livro que se destina ao grande público, da autoria de um Campeão do Mundo de Futebol, que coloca a sua fama ao serviço das personalidades retratadas. A obra levou o autor à conquista do Prémio Seligmann Contra o Racismo.

Trata-se de um evento que se pretende, de grande magnitude, por ser a primeira vez que tal acontece num país de língua oficial portuguesa. Luanda terá, assim, o grato privilégio de ser brindado com tão ilustre presença e uma das mais procuradas e lidas obras literárias da actualidade ao nível planetário, facto que coloca Angola na rota das grandes figuras mundiais.

A vinda de Lilian Thuran é uma iniciativa do Jornal A Capital em parceria com a Aliança Francesa de Luanda. O seu regresso está previsto para a noite de sexta-feira.

Por: José dos Santos

 

DEIXE UMA RESPOSTA