Angola/Cuba: Revista cooperação entre MPLA e PCC

Foto de Família entre dirigentes do MPLA (Angola) e PCC (Cuba) (Foto: cedida a ANGOP)
Foto de Família entre dirigentes do MPLA (Angola) e PCC (Cuba) (Foto: cedida a ANGOP)
Foto de Família entre dirigentes do MPLA (Angola) e PCC (Cuba) (Foto: cedida a ANGOP)

As relações de cooperação e de amizade entre o MPLA e o Partido Comunista de Cuba (PCC), ambos no poder em Angola e em Cuba, respectivamente, foram revistas hoje, quarta-feira, em Luanda.

O intercâmbio entre as duas forças políticas foi analisado num encontro entre delegações do MPLA, encabeçadas pelo secretário-geral, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse” e pelo 1º Vice-presidente dos conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba, Miguel Diaz-Canel Bermúdez.

Segundo o dirigente cubano, foi revista a cooperação bilateral e apoio recíproco.

Considerou o ano de 2015 “muito importante para as duas forças políticas por se comemorar o 40º aniversario da Independência Nacional de Angola, tendo como vanguarda o MPLA, e do estabelecimento de relação ente os dois estados.

Miguel Bermúdez enaltece ainda o facto de, coincidentemente, os dois partidos estarem a preparar a realização de congresso em 2016, reflectindo sobre os assuntos da actualidade e do seu papel para o desenvolvimento dos respectivos países.

Por outro lado afirmou que prossegue a 3ª ronda de conversações com os Estados Unidos da América (EUA) e que as partes estão mais perto do estabelecimento de relações.

Questionado da possibilidade de abertura de embaixadas antes de Abril, respondeu que se trabalha neste sentido.

O 1º Vice-presidente dos conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba iniciou na terça-feira uma visita de trabalho de três dias a Angola. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA