Angola: Presidente da República já em Luanda

Chegada do Presidente José Eduardo dos Santos (Foto: Francisco Miudo)
Chegada do Presidente José Eduardo dos Santos (Foto: Francisco Miudo)
Chegada do Presidente José Eduardo dos Santos (Foto: Francisco Miudo)

O Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, chegou às 17h45 à capital do país (Luanda), proveniente de Windhoek, Namíbia, onde participou das celebrações da independência deste Estado vizinho e da tomada de posse do novo presidente namibiano, Hage Geingob.

(Foto: Francisco Miudo)
(Foto: Francisco Miudo)

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Presidente da República e a primeira-dama receberam saudações de boas vindas do Vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, do presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, assim como de membros do Executivo.

Durante a sua visita oficial à República da Namíbia, José Eduardo dos Santos manteve vários encontros separados, nomeadamente com o presidente cessante, Hifikepunye Pohamba, e com o homólogo da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, com os quais abordou aspectos de interesse bilateral, sobre a região Austral do continente e outros.

Manteve igualmente um encontro com o novo Presidente, Hage Geingob, antes da sua tomada de posse, com quem também debateu aspectos de interesse comum.

Hage Geingob, candidato da SWAPO, partido no poder na Namíbia, sucedeu na presidência Hifikepunye Pohamba, que cumpriu dois mandatos.

Hage Geingob venceu o escrutínio presidencial da Namíbia com 772 mil e 528 votos, correspondentes a 77,16 % dos votos, de acordo com os resultados oficiais anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral (ENC).

A cerimónia foi testemunhada por vários chefes de estados, com realce para os dos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC): Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué.

A Namíbia tornou-se independente da África do Sul em 21 de Março de 1990. No dia 22 de Novembro de 1988, a África do Sul assinava acordo nas Nações Unidas, concedendo a independência à última colónia em África, a qual era conhecida na época como África do Sudoeste. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA