Aberta jornada Março Mulher no MINDEN e FAA

Gaspar Rufino - Secretário de Estado do Minden para Política de Defesa (Foto: Pedro Parente)
Gaspar Rufino - Secretário de Estado do Minden para Política de Defesa  (Foto: Pedro Parente)
Gaspar Rufino – Secretário de Estado do Minden para Política de Defesa (Foto: Pedro Parente)

Uma palestra subordinada ao tema “o papel da mulher militar na preservação da família” marcou nesta terça-feira, a abertura das jornadas Março Mulher no Ministério da Defesa Nacional (MINDEN ) e nas Forças Armadas Angolanas (FAA).

A cerimónia de abertura, que decorreu na Base Naval de Luanda, foi presidida pelo secretário de Estado do MINDEN para a política de defesa, almirante Gaspar Santos Rufino, em representação do ministro da Defesa, João Lourenço.

Gaspar Rufino enalteceu o papel positivo da mulher desde os primórdios da luta de libertação nacional, na trajectória política do país, bem como o actual momento que a nação angolana está a viver, com o alcance da paz e estabilidade.

Segundo disse, os direitos das mulheres estão consagrados na Constituição e sempre tiveram um papel relevante em vários domínios da vida nacional, daí que os homens vão continuar lado a lado com as mulheres, na busca das maiores conquistas da pátria.

A palestra foi proferida pela juíza conselheira do Tribunal Constitucional (TC) , Luzia Sebastião, que destacou o papel da mulher militar, salientando que o conhecimento da educação patriótica têm sido transmitido à família, assim como valores da ordem e disciplina.

Por outro lado, abordou temas relacionados aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, o papel do Estado, a família, bem como o papel das Forças Armadas Angolanas na educação da sociedade, além das missões militares.

Já o coordenador da comissão organizadora da jornada Março Mulher, general José Pereira Massano, deu a conhecer que para a jornada, está agendado um leque de actividades, destacando a visita ao Monumento Histórico do Ebo e à Zona Económica Especial de Luanda, onde será promovida uma palestra sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento.

Estiveram presentes, mulheres militares e trabalhadoras civis do Ministério da Defesa e dos três ramos das Forças Armadas Angolanas. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA