A arte africana no roteiro do mundo

Sindika Dokolo. Sindika Dokolo, Isabel dos Santos, Daniel de Nascimento, Ana Moura, Lokua Kanza e Betinho Feijó. (Foto: D.R.)
Sindika Dokolo. Sindika Dokolo, Isabel dos Santos, Daniel de Nascimento, Ana Moura, Lokua Kanza e Betinho Feijó. (Foto: D.R.)
A partir da esquerda:  Sindika Dokolo, Isabel dos Santos, Daniel de Nascimento, Ana Moura, Lokua Kanza e Betinho Feijó.
(Foto: D.R.)

A cidade do Porto engalanou-se para receber “uma exposição africana de arte”, como diria o promotor, Sindika Dokolo, numa entrevista concedida ao jornal português “Diário de Notícias”, denominada “You Love Me, You Love me Not” (o nome de uma das peças da queniana Wangechi Mutu), reunindo 70 obras de nomes sonantes das artes plásticas africanas.

A cidade do Porto, serviu taças do seu bom vinho doce, aos convidados, que se deixaram embriagar pela beleza da arte do continente berço, numa colecção, que levou o edil da cidade Invicta a considerar como”das melhores do mundo”.

(VIDEO-Paulo Flores-Poema do Semba)

No palco da arte desfilaram vedetas da música, como o congolês Lokua Kanza, a residir presentemente no Brasil, sob a bandeira da Lusofonia, o angolaníssimo Betinho Feijó, o “patrão” do moderno semba, o “canto de avenida” na feliz expressão de Paulo Flores.

Na foto postada no facebook na página de Betinho Feijó podemos observar, da esquerda para a direita, Sindika Dokolo, Isabel dos Santos, Daniel do Nascimento, a diva do fado Ana Moura, Lokua Kanza e por último Betinho Feijó e a sua inseparável guitarra.

A Cultura esteve em alta na capital do vinho do Porto, mostrando o seu charme e poder de unanimidade.

O “marchand” Sindika Dokolo esteve bem nas considerações que fez à imprensa lusa, desmistificando tabus e colocando a arte africana no mais alto patamar, naquilo que ela tem de mais sublime, que é a expressão e simbologia. Já que alguém afirmara estarmos perante uma colecção de nível mundial, que se faça luz à sua divulgação pelo quatro cantos do planeta e se moldem juízos, sobre a sua natureza. (portaldeangola.com)

 

DEIXE UMA RESPOSTA