Ler Agora:
Sonangol descarta novos investimentos na banca portuguesa e estuda decisões do BCE
Artigo completo 2 minutos de leitura

Sonangol descarta novos investimentos na banca portuguesa e estuda decisões do BCE

Sonangol (DR)

Sonangol (DR)

O presidente do Conselho de Administração da Sonangol afirmou  que a petrolífera angolana não pretende aumentar o nível de investimento na banca portuguesa, onde é acionista do banco Millennium BCP.

A posição foi assumida durante a apresentação, em Luanda, em conferência de imprensa, dos resultados de 2014 da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), que se traduzem numa quebra de 77 por cento nas receitas, para 710,3 milhões de dólares (626 milhões de euros).

“Neste momento, a Sonangol não tem intenção de aumentar a sua exposição na banca portuguesa”, afirmou Francisco de Lemos José Maria.

O administrador do maior grupo empresarial de Angola, estatal, disse ainda que estão a ser analisadas as consequências das novas regras do Banco Central Europeu (BCE), que obrigam ao aumento de provisões nos bancos com exposição a Angola, como é o caso do Millennium BCP, participado a 19,44% pela Sonangol(à data de 30 de junho de 2014).

“A melhor notícia em relação a essas provisões é que a presença do Millennium BCP em Angola, através do banco Millennium Angola, não é tão significativa que venha a provocar intervenções de grande dimensão. Por isso, vamos aguardar pela conclusão das avaliações para depois analisarmos as exposições”, afirmou Francisco de Lemos José Maria.

Em junho de 2012, a Sonangol anunciou que avançava na sua participação no capital social no banco português até aos 20%, no âmbito do aumento de capital então encetado. (dinheirovivo.pt)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »