Ler Agora:
Putin pede à Ucrânia deixar soldados se renderem em Debaltseve, Leste do país
Artigo completo 2 minutos de leitura

Putin pede à Ucrânia deixar soldados se renderem em Debaltseve, Leste do país

 Vladimir Putin (Foto: REUTERS)


Vladimir Putin (Foto: REUTERS)

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o governo da Ucrânia deveria deixar os soldados se renderem aos rebeldes pró-Rússia, que teria tomado nesta terça-feira a cidade de Debaltseve, após dias de cerco sob tropas ucranianas.

O governo rejeitou na segunda-feira uma proposta para retirar suas tropas da localidade, onde havia entre seis e dez mil soldados.

– Espero que as figuras responsáveis na liderança ucraniana não vão impedir o Exército ucraniano de depor suas armas – disse Putin.

Putin acrescentou esperar que os rebeldes permitiriam os ucranianos que estavam cercados de retornarem para suas famílias.

No domingo, entrou em vigor um cessar-fogo costurado entre Ucrânia, Rússia, França e Alemanha, para acabar com o conflito que já dura quase um ano. Mas combates intensos foram registado ao redor de Debaltseve, enquanto rebeldes e tropas do governo se acusam mutuamente de não cumprirem a trégua. A cidade é um eixo ferroviário estratégico que liga as duas regiões controladas pelos separatistas, Donetsk e Luhansk.

– Oitenta por cento de Debaltseve já é nossa – disse Eduard Basurin, um dos líderes rebelde. A limpeza da cidade está a caminho. ()

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »