Ler Agora:
Primeira réplica de um servidor de raiz pode reduzir custos ao consumidor
Artigo completo 2 minutos de leitura

Primeira réplica de um servidor de raiz pode reduzir custos ao consumidor

Sílvio Almada - Presidente da Associação angolana dos provedores de serviços de internete (Foto: Pedro Parente)

Sílvio Almada – Presidente da Associação angolana dos provedores de serviços de internete (Foto: Pedro Parente)

A primeira réplica de um servidor de raiz instalada em Angola vai contribuir para uma possível redução dos custos de internet ao consumidor final, garantiu hoje (segunda-feira), em Luanda, o presidente da Associação Angola de Provedores de Serviços de Internet (AAPSI), Sílvio Almada.

Em declarações à Angop, a propósito da instalação da primeira réplica de servidor no país, referiu que este instrumento técnico permite os provedores fazerem consulta de algum pedido no servidor nacional e não ao exterior como se procedia antigamente.

“Na prática um servidor de raiz instalado localmente permite os provedores a não recorrerem aos outros para dar resposta as necessidades do utilizador final, o que permite a redução dos custos e quem ganha é o internauta que vai ver reduzido os custos de navegação”, explicou.

Segundo o responsável, o actual servidor instalado “F-Root” vai beneficiar todos os operadores ligados ao Angola-IXP (www.angola-ixp.ao, já que vai fornecer referências para todos os Top Level domain “domínios de nível superior”. Isto inclui domínios de nível superior genéricos como.com, bem como códigos de países, como .AO.

Para o presidente, esta acção se realizou na base de um acordo entre a AFRINIC (www.afrinic.net), ISC Internet Systems Consortium (www.isc.org)“ e a AAPSI (www.aapsi.og.ao) que permitiu a instalação de uma cópia do Root Server (Servidor Raiz), que funciona como uma alternativa ao servidor central e um serve de suporte ao outro em caso de quebra de sinal, daí que o internauta tem sempre rede e não se apercebe da quebra do sinal.

A Associação Angola de Provedores de Serviços de Internet (AAPSI) aderiu ao projecto Anycast root server que visa aumentar o número de réplica de servidores raiz na região Africana.

Um Servidor Raiz (Root Name Server) destina-se à zona raiz do DNS (Domain Name System). A sua função é responder directamente às requisições de registos da zona raiz e responder a outras requisições retornando uma lista dos servidores para o domínio de topo apropriado.

Elas traduzem nomes para endereços IP. Existe no mundo 13 servidores de raiz e a AAPSI estabeleceu o protocolo com o gestor da FROOT. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »