Ler Agora:
PR vai inaugurar empreendimentos de impacto económico e social
Artigo completo 2 minutos de leitura

PR vai inaugurar empreendimentos de impacto económico e social

Comboio inaugural para o Luau (Foto: Pedro Parente)

Comboio inaugural para o Luau (Foto: Pedro Parente)

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, desloca-se sábado à província do Moxico, onde vai inaugurar empreendimentos de impacto económico e social, que beneficiarão também as repúblicas Democrática do Congo e da Zâmbia.

Segundo soube hoje a Angop de fonte oficial, José Eduardo dos Santos, acompanhado de membros do governo, vai inaugurar a Estação do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) e descerrar a placa indicativa da conclusão das obras de reabilitação deste empreendimento, que permitirá a interligação Angola, Congo Democrático e Zâmbia.

O estadista assistirá à apresentação dos meios logísticos de apoio ao corredor internacional do Lobito, cerimónia a decorrer na administração municipal do Luau.

Ainda no município do Luau, o Presidente angolano vai inaugurar o aeroporto local, designado de Rafael Sapilinha Sambalanga, e visitará a ponte sobre o rio Luau.

Para a cidade do Luena, capital da província do Moxico, José Eduardo dos Santos tem em agenda a inauguração da Estação de Tratamento de Água e do Hospital Geral do Luena.

O governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, fará a apresentação da situação da província ao estadista angolano, durante um encontro de cortesia que lhe será concedido pelo líder.

A província do Moxico dista 1.314 quilómetros a Leste da capital de Angola (Luanda), tem uma população, segundo dados preliminares do Censo Geral da População e Habitação de 2014, de 725.500 habitantes, divididos pelos municípios do Moxico (sede), Luau, Alto Zambeze, Cameia, Léua, Luacano, Camanongue, Bundas e Luchazes.

Tem uma superfície territorial de 223.023 quilómetros. A sua população dedica-se maioritariamente à agricultura, pesca, apicultura, entre outras actividades.

Moxico faz fronteira ao Norte com a Lunda Sul, a Sul com a República da Zâmbia, a Leste com as repúblicas Democrática do Congo e da Zâmbia, ao Oeste com a província do Bié, ao Sudoeste com Cuando Cubango. Não possui saída para o mar. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »