Ler Agora:
Paulo Portas reforça convite ao Papa para visitar Portugal em 2017
Artigo completo 2 minutos de leitura

Paulo Portas reforça convite ao Papa para visitar Portugal em 2017

(LUSA)

(LUSA)

O vice-primeiro ministro Paulo Portas disse hoje, no Vaticano, que manifestou ao Papa Francisco o desejo de que este visite Portugal em 2017, no centenário das aparições de Fátima

“Esses 100 anos são muito importantes para muitos portugueses com fé e nós gostaríamos todos de ter o Santo Padre em Portugal por ocasião desse centenário, em 2017. Aproveitamos para o sublinhar”, disse aos jornalistas, na Praça de São Pedro, após o consistório em que Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, foi criado cardeal.

Paulo Portas cumprimentou o Papa, juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, na Basílica de São Pedro, após a conclusão da cerimónia.

Este último adiantou que Francisco deixou palavras “muito simpáticas” para Portugal, esperando que a visita de 2017 seja uma realidade.

“Ele não fez uma promessa solene, mas disse que ouviu várias pessoas falarem-lhe nisso e que não se ia esquecer”, acrescentou Machete.

O líder da diplomacia portuguesa considerou que a criação de um novo cardeal português representa “o reconhecimento de um país e das suas tradições”.

Paulo Portas felicitou Manuel Clemente, que apresentou como “um homem de fé, de cultura, um homem por quem os crentes têm muita admiração e cuja densidade, profundidade, interessa também àqueles que não são crentes”

“Os portugueses, os que têm fé e os que não são crentes, olham para a criação do cardinalato de D. Manuel, patriarca de Lisboa, como um dia de júbilo e de alegria”, referiu.

O líder centrista evocou ainda a criação de outros dois cardeais de língua portuguesa, Arlindo Furtado, bispo de Santiago (Cabo Verde), e Júlio Langa, bispo emérito de Xai-xai (Moçambique).

“É um dia de grande honra e de júbilo, de proximidade e de simplicidade para Portugal, para a nossa Igreja e para as Igrejas lusófonas, que rezam em português”, afirmou. (noticiasaominuto.com)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »