Ler Agora:
Moxico: PR inaugura estação de tratamento de água do Luena
Artigo completo 2 minutos de leitura

Moxico: PR inaugura estação de tratamento de água do Luena

Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugura estação de tratamento de água do Luena (Foto: Angop)

Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugura estação de tratamento de água do Luena (Foto: Angop)

A nova Estação de Tratamento de Água do Luena (Moxico) foi inaugurada hoje (sábado) pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e tem capacidade de fornecer água potável a 70.219 pessoas residentes na periferia da cidade do Luena.

O projecto teve a duração de dois anos e consiste na retirada da água do Rio Lumeje, que dista nove quilómetros da estação, para tratamento e posteriormente a distribuição.

O local possui um tanque, com capacidade de 550 metros cúbicos de água por hora, que vai suportar cinco mil ligações domiciliares, assim como abastecer 105 chafarizes nos bairros Kwenha, Kapango, Alto-Campo, Zorró, Sangodo, Lavoco, Sahuambo, Sinai Novo e Velho e Aço.

A estação possui três bombas com sistema de pressurização, tanque de sucção e um gerador.

A província do Moxico dista a 1.314 quilómetros a Leste da capital de Angola (Luanda), tem uma população, segundo dados preliminares do Censo de 2014, de 725.500 habitantes, divididos pelos municípios do Moxico (sede), Luau, Alto Zambeze, Cameia, Léua, Luacano, Camanongue, Bundas e Luchazes.

Tem uma superfície territorial de 223.023 quilómetros quadrados. A sua população dedica-se maioritariamente a agricultura, pesca, apicultura, entre outras actividades.

Moxico faz fronteira ao Norte com a Lunda Sul, a Sul com a República da Zâmbia, a Leste com as repúblicas Democrática do Congo e da Zâmbia, ao Oeste com a província do Bié, ao Sudoeste com Cuando Cubango. Não possui saída para o mar. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.