Ler Agora:
Moxico: Hospital Geral reabre oficialmente aos primeiros pacientes em Março
Artigo completo 2 minutos de leitura

Moxico: Hospital Geral reabre oficialmente aos primeiros pacientes em Março

Pormenor do Hospital geral do Moxico (Foto: Pedro Parente)

Pormenor do Hospital geral do Moxico (Foto: Pedro Parente)

O Hospital Geral do Moxico, reinaugurado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no passado dia 14 deste mês, recomeçará a receber os primeiros doentes na primeira quinzena de Março próximo.

A informação foi avançada hoje, sábado, à Angop, pelo seu director Ruben Pedro Inácio que explicou que decorre a transferência de alguns serviços, após dois anos e meio de reabilitação, ampliação e modernização da referida unidade sanitária.

Explicou que o Hospital geral vai trabalhar com os poucos técnicos existentes e que continuam no processo de familiarização das novas tecnologias montadas, bem como o domínio no manuseamento do equipamento de áreas especializadas.

Quanto aos novos serviços especializados, nomeadamente, a Tomagrafia Axial Computarizada (TAC), Hemodiálise, Otorrinolaringologia, ortopantografia e autópsia, o funcionamento destes dependerá de uma cooperação a ser firmada com os profissionais cubanos.

“Neste momento os aludidos serviços estarão inoperantes até que se firme uma cooperação com os irmãos cubanos para depois transmitirem conhecimentos aos técnicos angolanos”, reforçou.

O Hospital Geral do Moxico tem capacidade para 250 camas e está dividido em vários blocos, sendo o bloco “A” destinado aos serviços de urgências, área administrativa, serviços de imagiologia, ecografia e radiologia (RX).

O bloco “B” alberga a cirurgia, esterilização, três blocos operatórios e a área de reanimação pós-operatório. Os blocos “C” e “D” estão reservados para as enfermarias.

Os restantes blocos (E, F e G) albergam a farmácia, biblioteca, serviços de hemodiálise, laboratórios, salas de conferências, refeitório, cozinha, lavandaria, pediatria, consultas externas, entre outros serviços, respectivamente. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.