Ler Agora:
Moxico: Governador entrega ambulâncias às unidades sanitárias
Artigo completo 2 minutos de leitura

Moxico: Governador entrega ambulâncias às unidades sanitárias

Governador do Moxico - João Ernesto dos Santos "Liberdade" (http://www.moxico.gov.ao)

Governador do Moxico – João Ernesto dos Santos “Liberdade” (http://www.moxico.gov.ao)

O governador da província do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, entregou hoje, quarta – feira, no Luena, quatro ambulâncias a direcção provincial da saúde, para apoiar as unidades hospitalares inauguradas sábado, no âmbito da visita do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Equipados com meios técnicos, segundo o director provincial de saúde, Higildo Jamba, as viaturas ficarão duas ao serviço do hospital geral e as restantes na maternidade provincial.

Segundo o responsável, as ambulâncias vão contribuir no processo de transferência dos doentes das pequenas para as grandes unidades sanitárias, e dinamizar outros componentes ligados aos serviços de saúde das periferias às unidades mais potencializadas.

Por seu turno, o director do hospital geral, Ruben Pedro Inácio, agradeceu o gesto do governo provincial, realçando que os meios de transportes hospitalares vão auxiliar no funcionamento da unidade sanitária que dirige.

Adiantou que o hospital vai iniciar o atendimento nas áreas de ortopedia, cirurgia, medicina e pediatria, enquanto as áreas de especialidades, como a de hemodiálise e tac, ainda aguardarão a vinda de especialistas que possam reciclar os quadros locais para trabalharem com os equipamentos existentes.

Actualmente, explicou, o hospital não tem nenhum hematologista, nem nefrologista que possam trabalhar com equipamentos de hemodiálise e tac, enquanto as restantes estarão em pleno funcionamento nos próximos dias.

Inaugurada sábado, a unidade sanitária foi erguida em dois anos, tem capacidade para 250 camas e contará com uma abrangência regional. Ela trabalhará ainda em sintonia com a faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos, que integra a 5ª região Académica.

Entre as inovações que o hospital ganhou, constam os serviços de tomografia axial computarizada (tac), hemodiálise, ortopantografia, estomatologia, otorrinolaringologia e serviços de autópsias. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.