Ler Agora:
Itália: Ministro da Agricultura participa da 38ª Sessão do Conselho de Governadores do FIDA
Artigo completo 2 minutos de leitura

Itália: Ministro da Agricultura participa da 38ª Sessão do Conselho de Governadores do FIDA

Pedro Canga - Ministro da Agricultura (Foto: Clemente Santos)

Pedro Canga – Ministro da Agricultura (Foto: Clemente Santos)

O ministro angolano da Agricultura, Afonso Pedro Canga, encontra-se desde hoje (domingo) em Roma, Itália, para participar na 38ª Sessão do Conselho de Governadores do FIDA, que decorre segunda e terça-feira.

De acordo com uma nota da embaixada de Angola na Itália chegada hoje à Angop, além do ministro da Agricultura, participam nesta 38ª sessão, que vai decorrer sob o Lema “Transformação Rural, a Chave do Desenvolvimento Sustentável”, a secretária de Estado das Pescas, Antónia Nelumba, o embaixador de Angola na Itália e Representante Permanente de Angola junto do FIDA, Florêncio de Almeida, e funcionários dos ministérios da Agricultura, das Pescas e da representação angolana junto do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola.

A cerimónia inaugural do conselho a decorrer às 09h30 desta segunda feira, na capital italiana será marcada por uma conferência-debate sobre “Os povos Indígenas e os Sistemas Alimentares Sustentáveis”. O destaque para o período da tarde vai para a Mesa Redonda de Governadores, dedicada ao tema: “Superar os Obstáculos para a Transformação Rural no Contexto das Metas de Desenvolvimento Sustentável pós 2015.

A intervenção do chefe da delegação angolana, Afonso Pedro Canga, acontece ao cair da noite desta segunda-feira, no período reservado às declarações gerais das delegações participantes neste Conselho.

Angola é desde 19 de Fevereiro 2014 vice-presidente do Conselho de Governadores do FIDA, com um mandato de dois, partilhando a vice-presidência com a Suiça, sendo presidente, o Gabão.

Em Angola, o FIDA co-financia com o Executivo, o Banco Mundial e o Japão o projecto de agricultura familiar, orientada para o mercado, denominado, MOSAP, em implementação nas províncias de Malange, Huambo e Bié.

Na sector das pescas participa no Projecto de Pesca Artesanal e Desenvolvimento da Aquacultura em curso no centro e sul do país.

O FIDA é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), criada em 1977, na altura em resposta à fome no Sahel.

O seu principal objectivo é fornecer financiamento directo e mobilizar recursos adicionais para programas especificamente destinados a promover o avanço económico dos pobres rurais, principalmente através da melhoria da produtividade agrícola”.

O fundo conta actualmente com 165 os países membros. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »