Ler Agora:
Inventariação prevê 1.8 milhões de barris de petróleo/dia em 2015
Artigo completo 2 minutos de leitura

Inventariação prevê 1.8 milhões de barris de petróleo/dia em 2015

Job Graça, ministro do Planeamento edo Desenvolvimento Territorial (Foto: Francisco Miúdo)

Job Graça, ministro do Planeamento edo Desenvolvimento Territorial
(Foto: Francisco Miúdo)

Uma inventariação, poço a poço, foi feita para aferir a produção petrolífera esperada pelo país em 2015, o que resultou numa previsão de produção de um milhão e 800 mil barris por dia.

De acordo com o ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, Job Graça, que prestou essas declarações à imprensa, os referidos dados deverão levar o país a uma taxa de crescimento de 9,8% relativamente a produção do crude.

Adiantou que a taxa de crescimento esperada (9,8% ) tem como base a produção de um milhão 671, 7 mil barris/dia registado em 2014.

Além do segmento petrolífero, procedeu-se “a uma rigorosa avaliação no que vai acontecer nos sectores agrícola, da construção, indústria e serviços mercantis”, que no conjunto representam cerca de 90% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

É essa contabilização, prosseguiu o governante, que assegura estarmos próximos dos 6,6% quanto a previsão da taxa de crescimento real do PIB.

O ministro do Planeamento disse ser um domínio em que os “desvios” são naturais. Por essa razão, as demais instituições que lidam com previsões fazem correcções trimestrais.

Nesse quadro, assegurou que o país fará correcções caso sejam necessárias.

Job Graça sublinhou a importância de combinar os instrumentos de política fiscal e monetária de tal modo que os meios de pagamentos cresçam, nesse período, a uma taxa que considerou consistente.

Disse ser fundamental que o aumento dos meios de pagamentos esteja alinhado com a taxa de crescimento do produto real.

Prevemos que os meios de pagamentos deverão crescer não mais do que 14,8%, uma percentagem consistente com a estabilidade, afirmou. (portalangop.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »