Ler Agora:
INE lança “índice de preço do consumidor”
Artigo completo 2 minutos de leitura

INE lança “índice de preço do consumidor”

Camilo Ceita - Director Geral do INE (Foto: Rosário dos Santos)

Camilo Ceita – Director Geral do INE (Foto: Rosário dos Santos)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) lançará em Março deste ano um novo produto intitulado “índice de preço do consumidor”, informou hoje, quarta-feira, em Luanda o seu Director-geral, Camilo Ceita.

O responsável falava a margem do Workshop sobre o tema “A importância das estatísticas no apoio ao Desenvolvimento“, enquadrado nas comemorações do Dia Angolano de Estatística(6 de Fevereiro).

De acordo com o novo produto, acrescentou, o INE vai deixar de recolher somente preços para Luanda e faze-lo para as 18 províncias, representando um avanço tendo em conta que em termos Angola será um dos poucos países a fazer isso.

Referiu que a instituição tem o serviço de ficheiro único de empresas, onde estão cadastradas as empresas existentes no país e o seu objecto social, assim como as em vias de constituição.

Segundo Camilo Ceita, é objectivo do INE aumentar a cultura estatística, como deve ser utilizada e produzida para que todos saibam usar este instrumento valioso para planificação e desenvolvimento.

Por outro lado, disse ser objectivo do encontro, realçar a importância das estatísticas como instrumento de apoio ao serviço das sociedades, promovendo assim um desenvolvimento cada vez mais sustentável.

Estão em análise no evento, a metodologia da produção do índice de preços ao consumidor, a cartografia como instrumento de apoio à produção estatística, a apresentação das contas preliminares de 2013 e as estatísticas de conjuntura económica.

O Dia 6 de Fevereiro é comemorado como nacional de estatística como recomendação da União Africana e da SADC. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »